Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Grávida, Giovanna Ewbank tem desejo de sorvete; por que isso acontece?

Giovanna experimenta sorvete de doce de leite feito por ela e pelos filhos em casa - Reprodução/YouTube
Giovanna experimenta sorvete de doce de leite feito por ela e pelos filhos em casa Imagem: Reprodução/YouTube

Do VivaBem, em São Paulo

31/05/2020 12h23

Não é novidade para ninguém aquela história de "desejo de grávida" — uma vontade enorme de comer algum alimento ou combinação de comidas específicos.

E Giovanna Ewbank não foi exceção à regra. A atriz e apresentadora compartilhou nas redes sociais que preparou sorvete de doce de leite — o desejo da vez — junto com os filhos, Titi, 6 anos, e Bless, 5 anos.

"Nessa quarentena eu tive um desejo de sorvete de doce de leite (e não encontrei nos aplicativos de entrega) então, resolvemos fazer nós mesmos!!!", publicou.

Mas, vamos lá: essa história de que grávida tem desejos alimentares é verdade mesmo?

Culpa dos hormônios

Não, não é frescura: as mulheres, quando engravidam, podem mesmo sentir uma vontade maluca por alguns alimentos. E isso pode ser explicado tanto pela enorme mudança hormonal que acontece no corpo da mulher durante esse período da vida.

Uma das primeiras mudanças no corpo é a preparação para receber e nutrir o bebê. Isso significa que os níveis de hormônios como a progesterona e o estrógeno sobem muito, enquanto surge um outro, o HCG, responsável pela nada agradável sensação de enjoo até o terceiro mês de gestação.

Toda essa revolução química acaba se refletindo em outras partes do corpo. O intestino, por exemplo, pode se tornar mais lento; o enjoo pode se acentuar com a sensibilidade a cheiros. É nesse contexto que a mulher pode experimentar uma mudança no paladar e procurar alimentos que não gostava antes, por exemplo.

Outra questão é que o mal-estar provocado principalmente nos primeiros meses da gravidez pode fazer com que a mulher procure alimentos que amenizem essa sensação. "Grávidas têm muita náusea, é fato. Inconscientemente, acabam tendo vontade de alimentos que facilitam a digestão, aliviam o enjoo e neutralizam o mal-estar. Escolhas comuns são alimentos ácidos, como limão e abacaxi, e gelados, como sorvete", conta Wagner Hernandez, ginecologista mestre em obstetrícia pela USP*.

Como reconhecer um desejo de grávida?

Não há regra sobre quais serão os desejos pois isso varia muito de como o organismo de cada gestante reage. Há aquelas que enjoam demais e preferem frutas e combinações ácidas, e há ainda as que sente mais fome apenas no fim da gravidez — quando o bebê vai ganhar peso e aí pode aumentar a vontade por um doce, por exemplo.

No entanto, há ainda as mulheres que simplesmente não sentem nenhum desejo ou não percebem uma mudança de paladar. E isso é totalmente normal também.

O importante é lembrar que, se a vontade bater, não tem problema comer — desde que respeitando eventuais proibições médicas e, claro, não exagerando na porção para manter um peso saudável durante todo a gestação.

Quando preciso de ajuda médica?

Ter desejo por alguns alimentos é normal, mas há um limite. Grávidas que sentem uma vontade irresistível de saborear materiais como terra, talco, tijolo e giz, por exemplo, precisam de ajuda médica.

Esse comportamento pode ser sinal de uma síndrome chamada de picamalácia que, segundo os médicos, pode estar relacionada com a deficiência de nutrientes importantes para a saúde da mãe e do bebê.

* com informações Maria Júlia Marques em matéria publicada em 05/05/2018.