Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Leucoplasia: o que é e quais os sintomas da lesão que Lula tinha na laringe

Rouquidão é o principal sintoma da lesão que petista operou - JOSEPH EID / AFP
Rouquidão é o principal sintoma da lesão que petista operou Imagem: JOSEPH EID / AFP

De VivaBem, em São Paulo

21/11/2022 13h58

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi internado ontem (20) no Hospital Sírio-Libanês (SP) para a retirada de uma lesão na laringe. O procedimento foi bem-sucedido e o petista já teve alta, informou o boletim médico.

Lula foi diagnosticado com uma leucoplasia na prega vocal esquerda em exames realizados no dia 12 de novembro, antes de embarcar para a COP-27, no Egito.

A leucoplasia é uma lesão branca e plana que acomete qualquer mucosa —da boca e da garganta, por exemplo.

No comunicado, a equipe médica responsável pelo procedimento confirmou que a lesão do presidente eleito é benigna, descartando cânceres. Em geral, nesses casos, a formação decorre de processo inflamatório na região.

"Pode ter várias causas, mas a que mais preocupa é ser for lesão maligna inicial", afirma a otorrinolaringologista Luciana Watanabe, especialista da ABORL-CCF (Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial).

Leucoplasias têm a rouquidão como principal sintoma. Dor, tosse e pigarro também são comuns. Fumantes e pessoas que forçam muito a voz, sobretudo quando a região já está inflamada, têm maior risco de desenvolver o quadro.

Cirurgia é sempre indicada?

Para identificar a lesão, é feito um exame chamado videolaringoscopia, em que é possível visualizar a leucoplasia. O tratamento é individualizado, normalmente medicamentoso ou com indicação de cirurgia —a laringoscopia, realizada por Lula.

O procedimento usa anestesia geral e é introduzido um aparelho pela boca, um laringoscópio de suspensão, com um microscópio. "É feita uma microcirurgia de laringe, porque, além de remover [a lesão], você precisa preservar a estrutura da prega vocal. Ou seja, remover sem prejudicar", explica Watanabe.

Depois, a lesão vai para biópsia, para identificar se é maligna ou benigna.