Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Gênero do irmão pode influenciar o desenvolvimento da nossa personalidade?

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

03/10/2022 14h41

As dinâmicas familiares sempre são frutos de estudos para entender como elas impactam o comportamento e as preferências de cada pessoa daquele núcleo. Uma das linhas de pesquisa busca entender se o gênero do irmão ou irmã influencia no desenvolvimento de personalidades mais masculinas ou femininas.

Um estudo recente conduzido por pesquisadores neozelandeses e publicado no Sage Journals no dia 23 de agosto revisou dados compilados por 12 pesquisas em nove países para analisar se o gênero ajuda ou não a modular a personalidade entre irmãos.

A revisão analisou informações de 85 mil pessoas dos EUA, Reino Unido, Holanda, Alemanha, Suíça, Austrália, México, China e Indonésia.

Pesquisas anteriores nunca trouxeram um consenso sobre a influência do gênero dos irmãos na formação de personalidade. Os resultados indicavam tanto mulheres com personalidades mais femininas como forma de se distanciar do irmão, ou aquelas com traços mais masculinos por "imitarem" os comportamentos do irmão.

Desta vez, a equipe abordou cinco "traços de personalidade" principais para chegar aos resultados. Eram eles: abertura para experiências, consciência, extroversão, amabilidade e neuroticismo (que inclui pensamentos negativos, mau humor e preocupação). Pontos secundários também integraram a análise, como tolerância ao risco, confiança, paciência e "lócus de controle" (o grau em que as pessoas acreditam que têm controle sobre suas vidas).

De maneira geral, os cientistas não encontraram evidências sobre o gênero dos irmãos influenciar efetivamente alterações de personalidade. Eles também apontaram que o processo independe da idade do irmão ou irmã, sendo ele o caçula da família ou o primogênito.

"Claro, é possível que os efeitos do gênero dos irmãos e da posição da ordem de nascimento sejam ainda mais sutis e, portanto, não detectáveis em somente alguns países", escreveram os pesquisadores, que pontuaram sobre a análise abordar apenas um recorte de países.

"Essa interpretação se alinharia com sugestões recentes de que as influências ambientais, assim como as genéticas, podem ser impulsionadas por milhares de fatores, cada um com tamanhos de efeito muito pequenos", completou a equipe.

Outro ponto é que, mesmo as alterações de personalidade sendo imperceptíveis, outros aspectos podem ser mais evidentes —como diferenças econômicas e sociais. Por exemplo, um estudo apontou que mulheres dos EUA e da Dinamarca que tinham irmãos ganhavam menos. E uma pesquisa na Ásia indicou que mulheres com irmãs mais novas se casavam mais cedo, enquanto aquelas com irmãs mais velhas casavam mais tarde.