Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Lenço umedecido em último caso: veja dicas para se limpar após fazer cocô

A saúde anal depende de uma boa e correta higiene - iStock
A saúde anal depende de uma boa e correta higiene Imagem: iStock

Bárbara Therrie

Colaboração para VivaBem

05/08/2022 04h00

Para algumas pessoas, ir ao banheiro pode ser uma tarefa difícil; para outras, o intestino funciona como um relógio. O fato é que, independentemente da frequência, todos nós fazemos cocô —o popular número 2—, mas será que sabemos como limpar o ânus do jeito certo?

"A maneira correta de higienizar a região perianal para retirar os resíduos de fezes que ficam após a evacuação é utilizando água e sabão. Existem sabonetes específicos para realizar essa higienização, mas pode ser usado qualquer sabonete, de preferência com pH neutro", explica Rosilma Gorete Lima Barreto, médica do Serviço de Coloproctologia do Hospital Universitário Presidente Dutra, da UFMA (Universidade Federal do Maranhão).

Fábio Guilherme Campos, membro titular e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, diz que o ideal seria que todas as pessoas tivessem bidês em casa, mas que eles sumiram dos lares brasileiros.

"É o que se chama de banho de assento, com água corrente e preferencialmente morna, que passa tangencialmente pela região anal. Ele ajuda a aliviar sintomas como prurido anal (coceira), hemorroidas, fissura anal, fístulas ou qualquer outro tipo de infecção local. Pode-se usar água em temperatura ambiente, duchinha ou até encher uma bacia com água", diz ele, que é professor da FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo).

Pode usar lenço umedecido, mas não deve ser uma opção contínua

Para quem evacua muito fora de casa e não consegue lavar com água e sabão, o uso do lenço umedecido se torna uma opção melhor do que o papel higiênico seco, mas não deve ser usado sempre, segundo Vinícius Lacerda, cirurgião do aparelho digestivo e médico assistente voluntário do ambulatório de Doenças Infecciosas do Ânus e do Reto do Hospital das Clínicas da FMUSP.

"Alguns lenços possuem produtos como perfume ou álcool que podem alterar a microbiota (flora) da pele ao redor do ânus e causar irritação e reação alérgica, além de promover atrito que, em excesso, pode ser prejudicial e causar feridas com o tempo", afirma Lacerda.

Rosilma Barreto diz que o lenço umedecido não deve ser uma opção contínua, pois ele altera o pH da pele, promovendo a seleção dos germes que naturalmente habitam essa região. "Essa seleção concorrerá para o desenvolvimento de uma flora com mais microrganismos patógenos e infecções", comenta a médica, que também é membro titular da Sociedade Brasileira de Coloproctologia.

Uma higiene inadequada pode causar coceira, irritação da pele, piorar quadros de hemorroidas e fissuras anais, e deixar a pele mais suscetível a infecções sexualmente transmissíveis, como herpes e HPV.

A seguir, os especialistas dão dicas de como limpar o ânus após fazer o número 2:

1. Faça ducha higiênica

Sentado no vaso sanitário ou em um bidê, regule a ducha para que saia com a pressão adequada, nem muito fraca e nem muito forte. Nesse momento, a pessoa deve entreabrir a região glútea de maneira a expor o ânus e fazer força para fora para permitir uma higiene mais efetiva.

Deixe a água limpar externamente, aplique um pouco de sabonete neutro e esfregue delicadamente a região perianal. Quem não tiver ducha, pode usar o chuveirinho no box —sem necessidade de introduzi-lo dentro do ânus—, ou deixe a água do chuveiro escorrer até o ânus. Depois de lavar, enxágue e seque bem.

Em desuso e quase desaparecido dos lares brasileiros, o bidê é uma ótima opção para manter a higiene anal em dia - Getty Images - Getty Images
Em desuso e quase desaparecido dos lares brasileiros, o bidê é uma ótima opção para manter a higiene anal em dia
Imagem: Getty Images

2. Seque com tolha ou papel higiênico

Seque a região perianal apenas apoiando a toalha higiênica —que deverá ser lavada e, posteriormente, pode ser reutilizada. Uma outra opção é secar com o papel higiênico sem esfregar para não deixar resíduo, somente encostando para absorver a umidade.

É importante manter a região seca para prevenir infecções por microrganismos que gostam de se proliferar em ambientes escuros, quentes e úmidos como é a área entre as nádegas, principalmente os fungos.

3. Molhe o papel higiênico para se limpar

Papel higiênico - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Em casos em que o único método disponível for o papel higiênico, a pessoa pode molhar —encharcar, mesmo— o papel com água da torneira e deixar a água agir limpando o bumbum, sem muito atrito. Depois, é só secar apoiando o papel seco, sem esfregar.

Ao usar o papel higiênico seco, nunca faça a higienização com muita intensidade, porque isso pode provocar um machucado local, que pode gerar sangramento, irritação e prurido anal.

4. Limpe o ânus com papel higiênico na posição correta

Primeiro, evacue bem, de maneira completa. Sentado no vaso sanitário com inclinação para frente, o homem pode se limpar de trás para frente, mas a mulher deve sempre se limpar da frente para trás, para evitar o risco de infecção urinária.

5. Use lenços umedecidos

lenço umedecido - iStock - iStock
Imagem: iStock

Como já dito, em situações que não estejam disponíveis a ducha e o sabonete, pode-se usar os lenços umedecidos utilizados para higienização das crianças, nunca os lenços umedecidos para retirar maquiagem.

6. Não passe desodorantes ou talcos

O ânus tem um cheiro característico porque é a região pela qual passam as fezes, eliminação de gases e sudorese local. Não é recomendado utilizar talcos ou desodorantes íntimos, uma vez que esses produtos podem causar reações alérgicas ou mesmo irritação na pele perianal, que é muito delicada e sensível. Deixe os desodorantes para as suas axilas.

Nosso corpo produz cheiros decorrentes das bactérias boas que povoam nossa pele. Tentar modificar isso pode ser prejudicial e predispor ao surgimento de patógenos que são controlados por essas bactérias boas.

7. Lave as mãos após usar o banheiro

Lave sempre as mãos com água e sabão após fazer xixi ou cocô. A higienização ajuda a prevenir a contaminação por parasitas, vírus e bactérias.