Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Viih Tube faz tratamento com injeção de vitaminas: funciona? Há riscos?

Viih Tube mostra que tomou duas injeções de vitamina no bumbum - Reprodução/Instagram
Viih Tube mostra que tomou duas injeções de vitamina no bumbum Imagem: Reprodução/Instagram

Letícia Naísa

De VivaBem, em São Paulo*

21/04/2022 11h54

A influenciadora e ex-BBB Viih Tube contou no Instagram que está fazendo um tratamento com injeções de vitaminas no bumbum, conhecido no Brasil como soroterapia ou "soro ou terapia da beleza".

"Meu médico faz injeção manipulada, ele vai analisar o exame de cada paciente e ver o que você tá precisando", disse a ex-BBB. O procedimento deve ser sempre feito com prescrição e supervisão de um médico.

Segundo especialistas, a reposição de vitaminas não é uma novidade, mas esse tipo de tratamento para fins estéticos gera controvérsias entre os profissionais. Segundo Marcella Garcez, médica nutróloga, diretora e professora da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia), não há evidências científicas robustas que respaldam a indicação, segurança e efetividade das injeções de vitaminas. Por isso, deve ser feito com muito cuidado.

Garcez também explica que não são apenas vitaminas que são utilizadas nas injeções. "Entre as mais frequentes se encontram aminoácidos, enzimas, vitaminas, antioxidantes e até hormônios, que geralmente se encontram em concentrações medicamentosas", explica. "Por ser uma via de absorção mais rápida, muitos compostos bioativos podem ser injetados com propósitos de saúde", completa.

Uma das principais vantagens do tratamento é a absorção mais rápida dos nutrientes.

"Quando a gente toma um remédio pela via oral, não absorvemos tudo, e tanta gente que tem gastrite, refluxo ou problemas no intestino que absorvem muito pouco. Por meio do soro ou de forma intramuscular, você alcança uma absorção de 100% desses nutrientes", afirma Fernanda Cortez, médica especializada em nutrologia pela Abran (Associação Brasileira de Nutrologia) e pós-graduada em nutriendocrinologia funcional.

Alguns profissionais recomendam a soroterapia apenas em casos excepcionais, como em pacientes incapazes de absorver substâncias por vias orais.

"Com controle nutricional, fazendo exercícios, mantendo a saúde mental em dia, a pessoa consegue obter tudo isso sem ser 'para ontem'. Mas esse é o grande apelo da soroterapia: é para ontem", diz Carla Gayoso, chefe de dermatologia do HULW (Hospital Universitário Lauro Wanderley) da UFPB (Universidade Federal da Paraíba).

Na moda

A soroterapia hoje foi vinculada a tratamentos de beleza e tem sido amplamente divulgada nas redes sociais, mas, para alguns especialistas, não faz muito sentido e é um "risco desnecessário".

Uma pessoa saudável não precisa repor esses nutrientes para evitar possíveis doenças, segundo Ekaterini Simões Goudouris, imunologista e diretora da Asbai (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia).

"Quem se alimenta bem, está saudável, sem doenças, não pode achar que, se entupindo de vitaminas e minerais, vai resolver algum problema de saúde", afirma.

"É preciso lembrar ainda que o corpo não estoca substâncias em excesso, ela vai sair pelo xixi", diz a especialista. "Mesmo que sejam substâncias naturais, em excesso, elas podem fazer mal".

O tratamento injetável, inclusive, não garante melhora das respostas do sistema imunológico sozinho, diz Garcez.

"Existem vários tipos de tratamentos injetáveis que melhoram funções metabólicas, que vão desde a correção de carências nutrológicas, até o tratamento de complicações das terapias oncológicas", explica. Por isso, a prescrição deve ser feita após uma avaliação médica, clínica e laboratorial, para que a indicação seja individualizada e de baixo risco.

Riscos

Em 2019, a morte de Janna Rasskazova, ex-modelo da Playboy, reacendeu o debate sobre injeções de vitaminas. Outras celebridades na época, como Miley Cyrus, Cara Delevigne e Chrissy Teigen também aderiram à moda.

Mesmo com os exames em dia, existe a possibilidade de a pessoa ter reações alérgicas à injeção, como uma intolerância a algum componente ou até mesmo um choque anafilático —que é uma reação grave, mas não muito comum nesses casos.

"O fato de ser diretamente na veia pode, sim, acionar as defesas do corpo de uma forma diferente do que paulatinamente, engolindo uma vitamina por dia, por exemplo", afirma Gayoso.

Dependendo do lugar escolhido para aplicação, há o risco de ocorrer uma infecção por conta da via de aplicação da substância, a agulha pode estar contaminada e/ou ser mal inserida. Por isso, é muito importante que esse procedimento seja feito de forma segura, apenas com indicação e supervisão médica e, de preferência, em um ambiente hospitalar para o caso de uma reação adversa.

O uso errado de vitaminas também pode sobrecarregar os órgãos. Normalmente, o fígado pode ser o mais prejudicado. A vitamina D em excesso, por exemplo, pode aumentar o risco de insuficiência renal e calcificação por todo o corpo, inclusive em válvulas cardíacas.

O melhor jeito de obter vitaminas, segundo especialistas, é por meio da alimentação. Quando houver déficit, por suplemento via oral.

*Com informações de reportagens publicadas em 17/05/2021 e 15/08/2019.