Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


52% da população mundial têm dor de cabeça; saiba como reduzir desconforto

Todos os tipos de dor de cabeça são mais comuns em mulheres do que em homens - iStock
Todos os tipos de dor de cabeça são mais comuns em mulheres do que em homens Imagem: iStock

De VivaBem*, em São Paulo

16/04/2022 13h20

Se você tem dor de cabeça com frequência, você não está só. De acordo com uma revisão de 357 estudos, 52% das pessoas sofrem com o problema ao menos uma vez no ano. O resultado foi publicado nesta terça-feira (12) no Journal of Headache and Pain.

Segundo os autores, esse número é maior do que os 35% estabelecidos pelo GBD (Global Burden of Disease), um programa que acompanha os níveis e tendências epidemiológicas de diversas doenças em todo o mundo.

"Descobrimos que a prevalência de dores de cabeça permanece alta em todo o mundo e a carga de diferentes tipos pode afetar muitos. Devemos nos esforçar para reduzir essa carga por meio de prevenção e melhor tratamento", disse o principal autor do estudo, Lars Jacob Stovner, da Universidade Norueguesa de Ciências e Tecnologia, em comunicado.

Como o estudo foi feito e os principais resultados

Os autores revisaram 357 estudos publicados entre 1961 e o final de 2020, em diversas regiões do mundo. Eles descobriram que 52% das pessoas têm dor de cabeça ao menos uma vez ao ano.

Entre elas, 14% sentem enxaqueca, 26% relatam dor de cabeça do tipo tensional e cerca de 5% com dor de cabeça durante 15 ou mais dias por mês.

A cada dia, quase 16% das pessoas em todo o mundo têm dor de cabeça e quase metade (7%) tem enxaqueca, de acordo com os achados.

Todos os tipos de dor de cabeça são mais comuns em mulheres do que em homens, especialmente enxaquecas (17% em mulheres vs cerca de 9% em homens) e dores de cabeça em 15 ou mais dias por mês (6% em mulheres vs menos de 3% em homens) .

No artigo, os autores explicam que estudos sobre a prevalência de cefaleia podem variar muito e, por isso, os dados podem ficar incertos. Além disso, os pesquisadores disseram que a maioria dos estudos foi feita em países de alta renda, o que pode não refletir a realidade. Por isso, mais estudos são necessários em outras regiões do mundo.

Por que este estudo é importante

Os achados mostram que a dor de cabeça, incluindo a enxaqueca, são queixas frequentes entre a população. Portanto, é importante que órgãos de saúde, sociedades médicas, entre outros, reforcem as formas de prevenção, assim como os tratamentos disponíveis —que vão depender de acordo com a causa da cefaleia.

No caso da enxaqueca, situação mais comum, o objetivo terapêutico é reduzir as crises. Quando a dor está no auge, existem vários medicamentos específicos para o seu alívio. Além dos remédios, há uma gama de estratégias não medicamentosas que incluem fisioterapia, acupuntura, nutrição e terapia cognitivo comportamental. No caso da enxaqueca, é preciso ter em mente que o cuidado será para sempre e que, para um controle consistente, o tempo de espera pode ser de um a dois anos.

Se você conta três dias de dor de cabeça no período de um mês, ocasiões nas quais o uso de analgésico foi necessário, procure um neurologista imediatamente, conforme orientação é da SBCefaleia (Sociedade Brasileira de Cefaleia).

Veja como prevenir ou colaborar no tratamento da dor de cabeça

Alguns fatores desencadeantes não são modificáveis, como as mudanças climáticas e os odores à sua volta, mas você pode colocar em prática os cuidados abaixo indicados para reduzir as crises:

  • Evite automedicar-se;
  • Procure um neurologista se a dor é aguda ou frequente;
  • Seja paciente e colaborativo durante o tratamento. Uma melhora considerável, com redução de crises de enxaqueca pode levar de um a dois anos;
  • Pratique atividade física regularmente;
  • Invista no autoconhecimento para ser capaz de identificar o que desencadeia a dor para você;
  • Procure comer de três em três horas. Jejum prolongado é gatilho para a dor;
  • Mantenha uma rotina de sono e procure dormir, no mínimo, sete horas por noite;
  • Evite o estresse ou tome providências para minimizá-lo;
  • Fuja do consumo de tabaco, álcool e outras drogas;
  • Garanta boa hidratação diária --beba de dois a três litros de água por dia, todos os dias;
  • Adote o hábito de anotar o que comeu, para identificar os alimentos que consumiu nas horas anteriores a uma crise.
  • Mantenha um peso saudável. Extremos na balança são fatores de risco para cronificação da dor de cabeça.

* Com informações de reportagem publicada em 30/04/2019.