Topo

Gema crua, lavar a casca: veja erros comuns ao guardar e preparar ovos

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

28/03/2022 07h00

Esta é a versão online para a edição desta segunda-feira (28/03) da newsletter VivaBem. Para assinar esse e outros boletins e recebê-los diretamente no seu email, cadastre-se aqui.

Fonte de proteína, vitamina e minerais, o ovo é um alimento muito nutritivo e versátil —pode ser consumido em qualquer refeição do dia e de inúmeras formas, que geralmente são bem simples preparar.

Porém, apesar de toda a praticidade, é preciso ter certos cuidados tanto no armazenamento quanto na forma de consumir o alimento. Muitas vezes, por não saber disso, as pessoas acabam cometendo erros que podem facilitar que o ovo estrague ou seja contaminado por micro-organismos.

Abaixo, mostramos alguns descuidos comuns que as pessoas cometem com os ovos. Você pode conferir outros na reportagem de Sarah Alves.

- Lavar antes de guardar Higienizar o ovo com água, sabão e esponja antes de colocá-lo na geladeira enfraquece a casca e diminui a proteção que ela oferece contra a entrada de micro-organismos. "Isso favorece a passagem de bactérias e fungos que podem contaminar o alimento e causar prejuízos à saúde", explica a nutricionista Jamile Tahim, mestre pela UECE (Universidade Estadual do Ceará). Caso o ovo esteja muito sujo, antes de guardá-lo na geladeira, a recomendação é passar apenas um papel toalha.

- Consumir o ovo ainda cru Você adora um ovo frito com a gema mole? Quem não gosta, né? Porém, consumir o ovo assim traz riscos. Se no preparo o alimento não atingir temperatura alta o suficiente para matar possíveis micro-organismos presentes no ovo, entre eles a salmonela, você pode ter uma infecção alimentar. O quadro pode gerar diarreia, vômito, febre. Portanto, o mais seguro é fritar (ou cozinhar) bem o ovo antes de consumir, deixando-o com a gema dura e sem partes cruas.

- Guardar na porta da geladeira Antes de tudo, saiba que é um erro deixar o alimento cru em um ambiente sem refrigeração (ou seja, fora da geladeira), pois o calor pode diminuir o "tempo de vida" do ovo e fazer com que ele estrague mais facilmente. Na geladeira, o ideal é deixar o alimento em partes internas e não na porta, já que o abre e fecha faz com que a oscilação de temperatura seja maior nessa região do eletrodoméstico.

Mais dicas para comer bem

Das nossas colunistas

Enjoado de comer ovo frito? Experimente a receita sugerida pela nutricionista Taise Spolti
A nutricionista Verônica Laino ensina uma receita saudável e prática