Topo

Lavar a carne e outros erros que você comete ao preparar seu bife

iStock
Imagem: iStock

De VivaBem, em São Paulo

18/04/2022 07h00

Esta é a versão online para a edição desta segunda-feira (18/04) da newsletter VivaBem. Para assinar esse e outros boletins e recebê-los diretamente no seu email, cadastre-se aqui.

Após a Sexta-Feira Santa e a Páscoa, a carne vermelha volta a ser protagonista no prato de muita gente. E você sabia que alguns erros comuns durante o preparo do alimento podem colocar sua saúde em risco?

Um dos enganos tradicionais é lavar a carne. O ato, que aparentemente parece uma boa ideia, pode aumentar a carga natural de bactérias que há no alimento (se a água da torneira não for tratada) e acelerar o processo de decomposição da carne (se ela não for logo para o fogo), conforme explicado em reportagem de VivaBem.

Além disso, ao lavar a carne, a água que bate no alimento pode espirrar na rúcula que está na pia, no prato que está no escorredor, no arroz que está destampado no fogão (se a sua cozinha for pequena como a minha), contaminando tudo com bactérias da carne crua —que se depois entrarem no seu organismo podem provocar náuseas, diarreia, dor de cabeça, mal-estar.

Outro erro comum é descongelar a carne fora da geladeira, para acelerar o processo. Deixar o alimento muito tempo em temperatura ambiente favorece a proliferação das bactérias naturalmente presentes ali. Isso acelera a decomposição do bife e faz com que ele sofra alterações no sabor e na cor e perca nutrientes (além de poder estragar, é claro). A reprodução das bactérias também aumenta o risco de infecções, caso você consuma a carne malpassada.

Se você sempre se esquece de tirar a carne do freezer um dia antes de prepará-la, saiba que descongelar a peça no micro-ondas também não é recomendado. Nesse caso não há risco de proliferação de micro-organismos, pois o calor mata as bactérias, mas o seu bife também tende a sofrer alterações no sabor, na textura e na cor. Veja na reportagem de Bruna Alves outros erros que você comete ao preparar e guardar carnes.

Mais dicas para comer bem

Das nossas colunistas

- Se você quer parar de comer carne, é importante saber algumas coisas
Paola Machado mostra cuidados que é preciso tomar ao se tornar vegetariano

- Aprenda um molho leve e picante para churrasco e assados
Taise Spolti ensina uma receita ideal para acompanhar a sua carne