Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Influenciadora lesionou córnea com unhas grandes; como isso é possível?

Influencer Jéssica Cardoso machuca córnea com unhas grandes - Reprodução/Instagram/@jessicacardoso
Influencer Jéssica Cardoso machuca córnea com unhas grandes Imagem: Reprodução/Instagram/@jessicacardoso

Bárbara Paludeti

De VivaBem, em São Paulo

27/03/2022 10h58

A influenciadora Jéssica Cardoso contou aos seus seguidores que lesionou a córnea ao coçar o olho com "unhas grandes". No Instagram, ela apareceu com um tapa-olho para atualizar os fãs sobre sua recuperação.

"Fui coçar o olho e acho que o movimento da minha mão foi mais rápido do que eu fechar ele direito, porque na hora que passei a minha unha, rasgou o meu olho", contou. "[A unha] arrancou uma lasca da minha córnea, foi o que o médico falou", afirmou a youtuber. Jéssica disse que precisará usar o tapa-olho por alguns dias, enquanto faz o tratamento com colírio.

Em primeiro lugar, precisamos entender o que é a córnea: trata-se daquela parte transparente na frente da íris (colorido do olho) onde se colocam as lentes de contato. É uma estrutura complexa que tem um papel protetor do olho e também é responsável por cerca de três quartos do poder óptico do olho.

"A córnea normal não tem vasos sanguíneos para ter uma boa transparência para conduzir os raios de luz para o interior do olho. É o tecido do corpo mais densamente inervado, e as abrasões e lacerações estão associadas com dor intensa, fotofobia e lacrimejo reflexo", explica Keila Monteiro de Carvalho, oftalmologista especialista em oftalmologia pediátrica, estrabismo e reabilitação visual e professora titular de oftalmologia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Para a professora, a lesão da influenciadora deve ter ocorrido na primeira camada da córnea, chamada de epitélio. Seria o equivalente a uma abrasão ou laceração da córnea.

"Como a córnea está muito exposta, é como se fosse uma janela do olho, ela pode ser traumatizada com a unha ou qualquer outro objeto. O tratamento depende da profundidade da lesão, você pode utilizar uma lente de contato terapêutica, medicação ou até mesmo oclusão [como está fazendo a youtuber]", explica Maria Isabel Lynch, médica oftalmologista, chefe do serviço de oftalmologia e professora do HC-UFPE (Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco).

Normalmente, para haver cicatrização é necessário, além do curativo oclusivo, o uso de colírios e pomadas de antibióticos para evitar infecção secundária e eventual ulceração que levaria à perda de transparência da córnea. Em casos mais graves, de úlceras de córnea, pode haver até mesmo perda de visão.

O importante é que o problema seja visto e acompanhado por um oftalmologista porque pode haver risco real de infecção. "Essas infecções da córnea são extremamente preocupantes", explica Lynch.

Quais os perigos de cocar os olhos?

Ao coçarmos os olhos, a primeira estrutura que sofre é a córnea. O atrito constante pode levar a ocorrência de ceratocone. O ceratocone é uma doença ocular multifatorial complexa, isto é, ocorre por combinação de fatores genéticos e ambientais, como o coçar constante dos olhos.

"Trata-se de uma doença progressiva que cursa com estreitamento e afinamento do estroma corneano [uma das partes da estrutura da córnea] levando ao abaulamento da córnea, ou seja, ela fica com aparência de cone. O processo da doença na córnea resulta em miopia e astigmatismo irregular o que diminui a acuidade visual", explica a oftalmologista da Unicamp.

Quando existe muita coceira nos olhos, deve-se consultar um oftalmologista para esclarecer as causas, se trata-se de uma alergia, por exemplo, ou algum outro problema.