Topo

Tem problema comer sempre a mesma coisa, como faz Victoria Beckham?

Instagram/@victoriabeckham
Imagem: Instagram/@victoriabeckham

Do VivaBem*, em São Paulo

01/02/2022 13h26

A maioria das pessoas precisa variar alimentação diariamente para não enjoar, mas esse, definitivamente, não é o caso de Victoria Beckham. Durante o podcast River Cafe Table 4, David Beckham, seu marido e ex-jogador do Manchester United, falou que a esposa "comeu a mesma coisa nos últimos 25 anos".

"Infelizmente, sou casado com alguém que comeu a mesma coisa nos últimos 25 anos. Desde que conheci Victoria, ela só come peixe grelhado, legumes cozidos no vapor. Ela raramente se desvia [do prato e da rotina]", disse Beckham, lembrando que apenas uma vez, em todos esses anos, eles compartilharam a mesma comida.

Mesmo sendo uma forma de deixar a rotina mais prática —e talvez enjoativa—, comer sempre o mesmo prato pode ser um problema para a saúde. A longo prazo, o hábito gera deficiências de determinados nutrientes e excesso de outros. Para ter uma refeição de maior valor nutricional, em vez de repetir os mesmos alimentos todos os dias, o ideal é repetir os grupos alimentares.

Quem come batata-doce, que é fonte de vitamina A, todos os dias, por exemplo, pode trocá-la por outro alimento do grupo de tubérculos, como a mandioquinha, rica em fibras e ótima aliada da digestão, ou inhame, que apresenta boas quantidades de vitaminas do complexo B.

Se você sempre investe no arroz com feijão, vale trocá-lo por outras combinações de grãos e leguminosas, como ervilha com milho, soja com trigo, quinoa com lentilha, que trarão diferentes nutrientes para o prato.

Já se o seu objetivo é a perda de peso, a maior riqueza de vitaminas e minerais ainda garante um melhor funcionamento do metabolismo, o que também significa maiores chances de controle de peso, desde que os alimentos e as quantidades sejam adequados —o que deve ser estabelecido por um profissional da nutrição.

Outro ponto negativo da mesmice no prato é sobrecarregar o organismo com a repetição de certos alimentos. Opções como soja não fermentada e a carne vermelha, se consumidos diariamente, podem dificultar o processo digestivo.

Diferentes cores no mesmo prato

Não é à toa que os nutricionistas insistem tanto em pratos coloridos. Quando se trata de frutas, legumes, verduras e grãos integrais, as cores significam que os alimentos são provenientes de compostos bioativos chamados de polifenóis (ou compostos fenólicos). Essas substâncias existem em diferentes tipos, e cada grupo deles tem uma função específica.

As frutas roxas, como jabuticaba e uva, contêm antocianinas, polifenóis que têm ação antioxidante (ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e a aumentar as defesas do organismo), além de ser um potente antimicrobiano (ajuda a prevenir infecções).

Consumir alimentos de diferentes famílias também é importantes, já que cada uma tem um papel importante para o corpo. Brócolis e couve-flor, por exemplo, que fazem parte da família das hortaliças brássicas, quando pouco cozidos ou crus têm sulforafano, que ajuda na desintoxicação do fígado e na prevenção de vários tipos de câncer.

*Com informações da reportagem publicada em 17/12/2018.