Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


No Brasil, 83% dizem que continuarão usando máscaras mesmo depois da vacina

Quase 7 entre cada 10 brasileiros dizem se sentir confortáveis em comer em restaurantes após estarem vacinados - Engin Akyurt/Unsplash
Quase 7 entre cada 10 brasileiros dizem se sentir confortáveis em comer em restaurantes após estarem vacinados Imagem: Engin Akyurt/Unsplash

Do VivaBem, em São Paulo

18/07/2021 10h03

O processo de vacinação contra a Covid-19 está caminhando no Brasil e no mundo, mas os comportamentos e cuidados trazidos pela pandemia devem permanecer mesmo após o fim da crise sanitária.

É o que aponta uma pesquisa realizada pela Ipsos, empresa de pesquisa de mercado independente, para o Fórum Econômico Mundial com nove países.

Entre os brasileiros, 83% afirmaram que devem continuar usando máscaras em público mesmo depois de serem vacinados. É o segundo maior índice entre as nove nações avaliadas, atrás apenas do México (85%).

Além disso, 84% dos respondentes no país disseram que, depois de serem imunizados, vão continuar fazendo distanciamento social em locais públicos. Mais uma vez, é o segundo maior percentual, atrás do México (86%).

Alguns hábitos comportamentais do período pré-pandêmico devem voltar a ser integrados na rotina do brasileiro vacinado.

Metade ou mais de metade dos entrevistados locais afirmam que, após a imunização, vão se sentir confortáveis em comer em restaurantes (67%), usar transporte público (59%), fazer voos domésticos (55%) e viajar para países onde a vacina está disponível (50%).

No entanto, menos da metade diz se sentir confortável em ir a shows ou eventos esportivos (44%) e viajar para países onde a vacina ainda não está disponível (27%).

A pesquisa online foi realizada com 12.497 entrevistados com idade entre 16 e 74 anos de 8 países, sendo 1001 brasileiros. Os dados foram colhidos entre os dias 3 e 6 de junho de 2021 e a margem de erro para o Brasil é de 3,5 pontos percentuais.