Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


6 capitais suspendem aplicação da 1ª dose contra covid por falta de vacinas

Capitais enfrentam falta de vacinas contra a covid-19 - iStock
Capitais enfrentam falta de vacinas contra a covid-19 Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

23/06/2021 08h28Atualizada em 23/06/2021 09h55

Ao menos seis capitais brasileiras estão com a aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-19 suspensas hoje devido à falta de imunizantes. São elas: Aracaju, Campo Grande, João Pessoa, Porto Alegre, Salvador e São Luís.

Essas cidades seguem com a aplicação somente da segunda dose, exceto em Salvador, que paralisou totalmente sua campanha de vacinação.

A situação da capital baiana é semelhante à enfrentada por São Paulo. A cidade interrompeu a campanha de vacinação ontem e só a retomou hoje, após a chegada de novas doses.

Confira abaixo como está a vacinação nas capitais que enfrentam falta de vacinas:

Aracaju

A capital sergipana entrou no segundo dia sem aplicação de primeira dose da vacina contra a covid-19. A prefeitura de Aracaju informou que a vacinação segue para quem vai tomar a segunda dose com o imunizante de Oxford/AstraZeneca.

Em comemoração ao São João, a prefeitura realiza hoje o Arraial da Segunda Dose no drive-thru da Sementeira. Serão seis horas de vacinação, das 7h às 13h, animada com muito forró.

As atrações do Arraial da Segunda Dose e a lista com os postos de saúde onde há vacinação podem ser consultadas no site da prefeitura de Aracaju.

Campo Grande

A capital do Mato Grosso do Sul não aplica a primeira dose da vacina contra a covid-19 desde ontem. Os postos de vacinação abrem hoje exclusivamente para a aplicação da segunda dose da CoronaVac (para quem tomou a primeira dose até 2 de junho) e da AstraZeneca (para quem tomou a primeira dose até 23 de abril).

Quem for se vacinar ainda pode utilizar um código promocional para ter desconto para de ir de Uber ao posto de vacinação. De acordo com a prefeitura, os códigos promocionais dão direito a viagens gratuitas de ida e volta, no valor máximo de R$ 25. O código precisa ser adicionado no aplicativo da Uber antes das viagens.

As instruções para ativar o desconto e a lista com os postos de vacinação estão no site do município.

João Pessoa

Enquanto aguarda a chegada de um novo lote de vacinas —hoje é o segundo dia sem primeira dose—, a prefeitura de João Pessoa segue com a aplicação da segunda dose com as vacinas da AstraZeneca (Fiocruz), para quem tomou a primeira dose há 90 dias, e CoronaVac (Butantan), para quem recebeu a dose inicial há mais de 28 dias.

Quem for se vacinar pode utilizar descontos nos aplicativos de transporte 99 e Uber. Foram disponibilizados códigos promocionais para serem usados em duas viagens e que garantem a gratuidade em deslocamentos de até R$ 25 cada.

O passo a passo de como ativar o desconto e a lista com os locais de vacinação estão disponíveis no site da prefeitura de João Pessoa.

Porto Alegre

A capital gaúcha suspendeu a aplicação da primeira dose da vacina contra o coronavírus. Somente é possível fazer o agendamento via aplicativo 156+POA, enquanto houver horários disponíveis.

A aplicação da segunda dose segue para quem tomou a primeira dose das vacinas da AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer. A lista de postos onde há vacinação pode ser consultada no site da prefeitura de Porto Alegre.

Salvador

A Secretaria Municipal da Saúde de Salvador informou que a aplicação da primeira e segunda doses estão suspensas na capital baiana hoje e amanhã por falta de vacinas. Segundo a pasta, já foram imunizados aqueles que precisavam completar o esquema vacinal com a data marcada até 30 de junho.

A previsão, de acordo com a secretaria, é retomar a campanha de vacinação na sexta-feira (25), caso um novo lote de vacinas seja enviado pelo governo federal.

São Luís

A prefeitura de São Luís, capital com a vacinação mais avançada, informou que a partir de hoje seguirá apenas com a aplicação de segundas doses de vacina contra a covid-19, exclusivamente no Centro Municipal de Vacinação - Sebrae, das 8h às 18h.

O município disse aguardar o recebimento de novas doses para anunciar o calendário de segunda chamada para quem perdeu a data da vacina.