Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Aline Riscado rompe ligamento do joelho; lesão é mais comum em mulheres

Aline Riscado foi submetida a uma cirurgia pós romper o ligamento cruzado anterior - Reprodução/Instagram
Aline Riscado foi submetida a uma cirurgia pós romper o ligamento cruzado anterior Imagem: Reprodução/Instagram

Luiza Vidal

Do VivaBem, em São Paulo

04/04/2021 12h42

Aline Riscado passou por uma cirurgia no joelho, nesta sexta-feira (2), depois de romper o ligamento cruzado anterior jogando altinha na praia. A bailarina, que estava sem estabilidade para andar, informou que está bem após o procedimento.

O tipo de lesão que Riscado sofreu, no LCA (ligamento cruzado anterior), é mais comum em mulheres, principalmente as que praticam esportes, conforme explica Brian Coimbra, médico ortopedista no Hospital das Clínicas da USP (Universidade de São Paulo).

"É cinco vezes mais frequente nas mulheres em relação aos homens. Outro fator é a razão anatômica: o nó intercondilar, região do fêmur onde se insere o ligamento cruzado anterior, na mulher, é mais estreito. Isso promove um local mais suscetível à lesão do ligamento", diz.

A bailarina também contou que por conta da cirurgia, ela vai voltar a uma vida normal. Segundo o ortopedista, o procedimento cirúrgico é, de fato, a melhor maneira de devolver os movimentos completos dos pacientes. "É uma lesão eminentemente cirúrgica. Se não estabiliza o joelho do paciente, ele vira um candidato a ter artrose muito cedo. Por esse motivo e como é uma lesão que acontece mais em jovens, você precisa operar. Até para devolver a vida normal, com prática esportiva, o quanto antes", explica.

A cirurgia realizada envolve a substituição do ligamento rompido por um enxerto — como o tendão. Ele é implantado no lugar que, antes, era ocupado pelo ligamento cruzado anterior, e realiza sua função, estabilizando o joelho.

Recuperação no pós-operatório: muletas e fisioterapia

Segundo Coimbra, o paciente já pode ficar de pé no dia seguinte ao da cirurgia, usando muletas, é claro. "Se tudo correr, ele tira as muletas depois de um mês do pós-operatório", diz. A recuperação também envolve fisioterapia por, pelo menos, três meses para o retorno dos movimentos e a confiança ao pisar no chão.

Aline Riscado mostra clique com a perna imobilizada aos seguidores - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Aline Riscado usando muletas
Imagem: Reprodução/Instagram

"A principal meta no pós-operatório é obter o que chamamos de extensão completa, ou seja, esticar o joelho totalmente", explica o ortopedista. Além disso, ele reforça que o retorno às atividades físicas necessita de orientação dos médicos e fisioterapeutas "para evitar movimentos errados que possam romper novamente o ligamento reconstruído".

"Isso acontece na minoria dos casos, mas é importante ele saber que pode ocorrer para que realize acompanhamento visando fortalecimento e execução correta de movimentos durante atividades esportivas", completa.

O que é ligamento cruzado anterior?

No joelho, temos o ligamento cruzado anterior e o posterior. O anterior é o principal estabilizador do joelho, é ele que une os ossos fêmur (coxa) e da tíbia (perna).

Quando ocorre o rompimento, o paciente costuma relatar uma sensação de falseio no joelho conforme anda — é como se estivesse solto enquanto a pessoa caminha. Isso ocorre justamente porque a região ganha mais mobilidade.

De acordo com o ortopedista, a principal situação em que ocorre o rompimento do ligamento cruzado anterior é durante as atividades esportivas — também muito observado no jogo de "altinha", que Aline Riscado praticava quando ocorreu a lesão.

"Quem está jogando precisa pular para pegar a bola e, com isso, aterrissa no chão de maneira errada, com o joelho dobrado para dentro e a perna em rotação externa. Nessa posição, o ligamento adquire tensão máxima e pode romper", explica.