Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


França detecta nova variante do coronavírus em oito pacientes

Nova cepa, Clade 20C, foi encontrada em oito de 79 pacientes com a covid-19 testados no Centro Hospitalar Pierre-le-Damany, em Lannion, na região da Bretanha. - Nanographics GmbH
Nova cepa, Clade 20C, foi encontrada em oito de 79 pacientes com a covid-19 testados no Centro Hospitalar Pierre-le-Damany, em Lannion, na região da Bretanha. Imagem: Nanographics GmbH

Colaboração para o UOL, no Rio

16/03/2021 09h23Atualizada em 16/03/2021 15h14

A França detectou ontem uma variante do novo coronavírus. A nova cepa, denominada Clade 20C, foi encontrada na região da Bretanha, no extremo noroeste do país.

Em comunicado divulgado à imprensa, o Ministério da Saúde francês informou que a variante foi localizada em oito de 79 pacientes que tiveram exames positivos de covid-19 feitos no Centro Hospitalar Pierre-le-Damany, em Lannion, na última sexta-feira (13).

As autoridades da saúde francesas dizem que as primeiras análises da nova cepa não permitem concluir ainda se ela é mais severa ou transmissível.

"Investigações aprofundadas estão em andamento para entender melhor essa variante e seu impacto. Também serão realizados experimentos para determinar como essa variante reage à vacinação e aos anticorpos desenvolvidos durante infecções anteriores", anunciou o Ministério da Saúde.

A pasta também informou que avisou às autoridades sobre a descoberta e alertou os profissionais e as unidades da saúde.

"Finalmente, como precaução, as autoridades locais estão intensificando as medidas para conter a transmissão do vírus, por exemplo, acelerando a vacinação, lembrando às pessoas da importância de gestos de barreira ou limitando as reuniões", acrescentou.