PUBLICIDADE

Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Saúde

Jonas Sulzbach passa por cirurgia para tratar varizes; quando é necessário?

Jonas Sulzbach compartilhou vídeo - Reprodução/Instagram @jonas.mbt
Jonas Sulzbach compartilhou vídeo Imagem: Reprodução/Instagram @jonas.mbt

Do VivaBem*, em São Paulo

04/03/2021 12h56

Nesta quinta-feira (4), Jonas Sulzbach compartilhou um vídeo mostrando que passou por uma cirurgia para corrigir problemas com varizes nas pernas. "Às vezes, vocês me acompanham há anos e nunca repararam que tenho uma veia que é bem doente", disse o ex-BBB no Instagram. O modelo também destacou imagens das pernas após o procedimento, ambas enfaixadas.

Muito além de um fator estético, as varizes são veias superficiais dilatadas e tortuosas, mais comuns nos membros inferiores, que indicam problemas na circulação do sangue venoso. Como a doença é progressiva e gera sintomas leves, o indivíduo pode demorar anos para descobri-la e tratá-la corretamente.

Quando a cirurgia é indicada?

A cirurgia convencional, que extrai os vasos com pequenas incisões, é indicada apenas em casos de veias mais salientes e tortuosas, que são bem visíveis na pele — como é o caso de Jonas. O tempo de recuperação costuma ser de uma semana.

Jonas Sulzbach mostrou imagens da perna - Reprodução/Instagram @jonas.mbt - Reprodução/Instagram @jonas.mbt
Imagem: Reprodução/Instagram @jonas.mbt

No entanto, existem alternativas menos invasivas, como laser endovascular e radiofrequência, cuja recuperação é mais rápida. Para veias menores, de até 3 milímetros, é possível utilizar a escleroterapia, que consiste em injetar um líquido à base de glicose na veia. Esse produto irrita as paredes dos vasos, provocando seu fechamento e obstruindo a circulação sanguínea no local.

Para pacientes que não podem fazer nenhum dos tipos dos procedimentos citados, é possível realizar um tratamento clínico com medicamentos, elevação dos membros inferiores e, fundamentalmente, o uso de meia elástica.

Como prevenir as varizes?

A doença se manifesta por meio da sensação de peso nas pernas no final do dia e inchaço, mas o problema costuma incomodar apenas quando as veias ficam muito aparentes.

Para prevenir as varizes, recomenda-se que o paciente utilize meias elásticas de compressão para evitar a dilatação das veias; mantenha as pernas elevadas durante o repouso; evite ficar muito tempo em pé e pratique exercícios físicos, como caminhadas.

É importante ainda procurar um especialista adequado —cirurgião vascular ou angiologista— que irá avaliar todas as condições do paciente para indicar o melhor tratamento.

Quais as causas das varizes?

Embora seja mais comum acima dos 40 anos, a doença também pode atingir jovens na faixa dos 20 e 30, especialmente aqueles com predisposição genética.

O tipo de emprego também pode influenciar: trabalhar muito tempo parado em pé dificulta o retorno do sangue das pernas para o coração, aumentando a pressão venosa. Para reduzir esse risco, a solução é caminhar e movimentar as pernas sempre que possível.

As causas mais comuns para o aparecimento de varizes são:

  • Herança genética;
  • Sedentarismo;
  • Obesidade;
  • Gravidez;
  • Passar longos períodos na mesma posição.

Estimativas no Brasil

A SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular) estima que as varizes acometem em média 38% dos brasileiros, sendo 30% dos homens e 45% das mulheres.

Mais de 50% dos casos estão associados ao fator genético —pessoas que têm um familiar com varizes têm mais chances de desenvolvê-las. E quanto mais idoso, maior a prevalência, sendo que 70% das pessoas acima dos 70 anos podem ter varizes.

* Com informações de reportagens publicadas nos dias 31/01/2020 e 18/08/2020.

Saúde