Topo

Chá de cavalinha ajuda a emagrecer? Saiba se há riscos de consumir a bebida

Há algumas pesquisas em andamento que visam comprovar quais são os benefícios da bebida - iStock
Há algumas pesquisas em andamento que visam comprovar quais são os benefícios da bebida Imagem: iStock

Samantha Cerquetani

Colaboração para o VivaBem

20/10/2020 04h00

Resumo da notícia

  • O chá de cavalinha é um diurético leve, mas não há comprovação científica que ajude a emagrecer
  • Ele contém pequenas quantidades de cálcio, fósforo, potássio, manganês, enxofre, além de antioxidantes
  • É contraindicado para gestantes, lactantes e pessoas com doenças cardíacas e renais
  • Em excesso e consumido de forma contínua, pode fazer mal para o fígado

Não é novidade que os chás oferecem diversos benefícios para a saúde, mas vez ou outra também ganham destaque por serem aliados à perda de peso. O chá de cavalinha é um deles, e levou essa fama por ser um diurético natural, o que poderia contribuir para o emagrecimento. Mas será que isso é verdade?

A erva cavalinha é um fitoterápico, mas não há estudos científicos que comprovem que seu papel no emagrecimento, segundo Marcella Garcez, nutróloga e diretora da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia). As pesquisas, na verdade, demonstram justamente sua ação diurética, por isso é utilizado como coadjuvante no tratamento da obesidade.

Fernanda Maluhy, nutricionista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, diz que o emagrecimento depende de muitas circunstâncias, e não existe um chá que promova a perda de peso, acelere o metabolismo ou queime gordura de forma isolada. "A bebida de cavalinha ajuda a eliminar os líquidos pela urina, mas não contribui com a perda de gordura, apenas de água".

As especialistas consultadas reforçam que a melhor forma para conseguir emagrecer é mudar os hábitos e ter uma dieta balanceada alinhada a atividades físicas regulares. Além disso, a perda de peso deve ser gradativa para não causar danos ao organismo.

Chá - iStock - iStock
Não existe um chá que promova a perda de peso, acelere o metabolismo ou queime gordura de forma isolada
Imagem: iStock

Benefícios em estudo

Há algumas pesquisas em andamento ou que foram realizadas em animais que visam comprovar quais são os benefícios do chá de cavalinha. Vale destacar que elas ainda não foram realizadas em humanos.

Veja detalhes a seguir:

  • Melhora a saúde óssea: estudos in vitro e com cobaias mostraram que o consumo do chá pode melhorar a densidade dos ossos. Isso ocorre devido à presença do mineral sílica, que ajuda na regeneração óssea e previne a osteoporose.
  • Diminui inflamações: pesquisa realizada em tubos de ensaio indica que o extrato de cavalinha melhora as células de defesa do organismo relacionadas a doenças imunológicas inflamatórias.
  • Contém antioxidantes: um estudo mostrou que a cavalinha contém compostos fenólicos, ou seja, antioxidantes que inibem os danos oxidativos das células. A bebida, então, pode ser benéfica para evitar o envelhecimento precoce.
  • Controla diabetes: estudos realizados em animais e em tubos de ensaio indicam que o extrato de cavalinha ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue. Por isso, pode ser benéfico para quem tem diabetes.

Riscos e contraindicações

Esse chá é contraindicado para gestantes, lactantes e pessoas com doenças cardíacas e renais. Crianças e adolescentes também devem evitar o consumo. Sabe-se que a erva contém uma enzima que inativa a vitamina B. Sendo assim, em excesso, pode causar deficiência desse nutriente.

O uso também deve ser evitado por quem toma laxante ou diurético. Em grandes quantidades, a bebida pode provocar lesões no sistema urinário, dores de cabeça e fadiga. O uso prolongado também pode levar ao descontrole da pressão arterial. Por isso é importante ficar atento à quantidade consumida.

"Apesar de ser um produto natural, nenhum chá deve ser ingerido sem orientação de um especialista da área da saúde. A dosagem deve ser individualizada como também o tempo de uso", diz Virginia Siqueira, nutricionista e diretora da Apan (Associação Paulista de Nutrição).

Chás podem ser aliados nesse período de isolamento social - Loverna Journey/Unsplash - Loverna Journey/Unsplash
A bebida de cavalinha ajuda a eliminar líquidos pela urina, mas não contribui com a perda de gordura, apenas de água
Imagem: Loverna Journey/Unsplash

    Chá de cavalinha faz mal para o fígado?

    O fígado pode ser afetado pelo consumo em excesso desse chá. De acordo com uma publicação da SBH (Sociedade Brasileira de Hepatologia), a erva cavalinha ocasiona alterações hepáticas ao ser consumida em doses superiores a 600 mg por dia. Entretanto, para fazer mal o uso deve ser contínuo (por três a 18 semanas).

    "A cavalinha não é um hepatotóxico (tóxico para o fígado) em pequenas quantidades, mas em doses excessivas e prolongada pode induzir a hepatite crônica (inflamação) e cirrose hepática (lesão no fígado)", diz Siqueira.

    A quantidade considerada segura é de até três xícaras (chá) por dia. Acima dessa quantidade, os efeitos ainda não são claros e a bebida pode causar riscos à saúde.