Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Mari e Jonas: “Fazemos tudo juntos; vivíamos quarentena antes da pandemia”

Do VivaBem, em São Paulo

08/09/2020 10h30

No Conexão VivaBem desta terça-feira (8), Mari Gonzales e Jonas Sulzbach revelaram que a convivência durante o período de isolamento não mudou muito da que o casal tinha antes da pandemia.

"A gente faz muita coisa junto. Temos a mesma profissão, então fazemos muitas campanhas juntos, fotos juntos, a gente gosta de treinar juntos, então estamos acostumados a estarmos sempre colados. Essa quarentena, para a gente, foi uma coisa que a gente já vive", disse Mari.

Mas trazer a vida para dentro de casa também causou algumas dificuldades. Ficar 24 horas junto com o parceiro impede que os tão saudáveis momentos sozinho ocorram naturalmente. Mari, por exemplo, disse que usa a hora do banho para isso, enquanto Jonas contou que usa o momento da leitura. "A gente tem que dar esse espaço para o outro", disse a ex-participante do BBB20.

A psicanalista e escritora Regina Navarro disse que o caso de Mari e Jonas é uma exceção. Segundo ela, muitos de seus pacientes estão sofrendo com o período de isolamento em casal. "Eu recebo mensagens e atendo pacientes dizendo que estão ficando sufocados, porque o respeito à individualidade do outro não é uma coisa incentivada na nossa cultura, principalmente nesse modelo de amor romântico", disse.

A especialista contou que antes, quando as pessoas não casavam por amor, havia um papel preestabelecido para cada um. O homem tinha que ser provedor e a mulher, cuidar bem do marido, dos filhos. Mas depois que o amor entrou no casamento, mudaram as expectativas, que passaram a ser realização afetiva e prazer sexual. O problema é que o amor romântico atrapalha também o sucesso desse casamento.

Navarro explica: "Para continuar o prazer sexual e a realização afetiva numa vida a dois é fundamental respeitar a individualidade do outro, coisa que o amor romântico não prega. Ele prega o oposto, a fusão, os dois se transformarem em um só". Então, quem está vivendo sérios problemas na pandemia são os casais que trabalhavam e se encontravam só à noite, mas que agora estão tendo uma experiência completamente inusitada, que é ter que ficar 24 horas por dia juntos.