Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Índia testa 3 vacinas contra coronavírus: governo promete produção em massa

Narendra Modi no dia de seu encontro com Donald Trump em 25 de fevereiro em Nova Déli - Getty Images
Narendra Modi no dia de seu encontro com Donald Trump em 25 de fevereiro em Nova Déli Imagem: Getty Images

Do VivaBem, em São Paulo

15/08/2020 10h36

Durante a celebração do 73º aniversário da independência da Índia hoje (15) em Nova Déli, o primeiro-ministro Narendra Modi falou mais sobre as iniciativas de seu governo contra a pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2) e sobre as três vacinas que estão sendo testadas em sua população. Reforçou ainda que a Índia está preparada para uma produção em massa do insumo.

Ele aproveitou o discurso para prestar homenagem àqueles que estão lutando contra a pandemia no país e lançou a Missão de Saúde Digital Nacional, programa que irá fortalecer o sistema de saúde indiano e deve incluir a digitalização de registros de saúde, bem como um registro de médicos e unidades de saúde em todo o país.

Sobre as vacinas, Modi explicou que há 3 delas sendo testadas em diferentes estágios no país. Duas delas são da Bharat Biotech International Ltd., em colaboração com Conselho Indiano de Pesquisa Médica (ICMR), e Zydus Cadila Ltd. Ambas estão com ensaios clínicos das fases 1 e 2 em andamento. A terceira é a vacina de Oxford e da AstraZeneca, que também está sendo testada em sua fase 3 na Índia, em uma parceria com o Serum Institute of India.

O primeiro-ministro também declarou no discurso que o país também já está preparado para produção em larga escala e distribuição para toda população indiana, assim que uma das vacinas for aprovada.

De acordo com a Bloomberg, hoje a Índia têm contabilizado 60 mil casos novos por dia de covid-19. É o país no mundo com mais casos confirmados depois dos Estados Unidos e Brasil e o maior número de mortes depois dos Estados Unidos, Brasil e México.