Topo

Conexão VivaBem

Alimentação


Juliana Didone: "Segunda sem carne é lei em casa, nem minha filha come"

Do VivaBem, em São Paulo

12/08/2020 10h30

No Conexão VivaBem desta quarta-feira (12), a atriz Juliana Didone contou que, apesar de não ser vegetariana mais, reduziu muito seu consumo de carne, e disse que até sua filha não tem muito apreço pelo alimento de origem animal.

"A Liz já está com dois anos, mas desde que ela começou a introdução alimentar, não gosta de carne. Ela devolve sempre. Sendo que legumes e vegetais ela come superbem. Eu tenho feito muito mais comida vegetariana e segunda sem carne aqui em casa é lei, porque realmente a gente precisa diminuir esse consumo tão inconsciente, desenfreado", disse.

Ela contou que, por ser gaúcha, a carne sempre esteve presente em sua vida. "Todo domingo o churrasco era sagrado". Mas quando começou a fazer ioga e a pesquisar mais sobre a produção desse alimento, ela decidiu parar de vez e foi vegetariana por sete anos, até engravidar, quando sentiu falta da carne. "Quando estava com dois meses de gravidez, convidei todo mundo para ir em uma churrascaria, eu estava meio selvagem mesmo. Na gravidez, comi desenfreadamente, não só carne, como tudo, e engordei 22 kg".

"Carne não é essencial"

De acordo com Marcella Garcez, médica nutróloga e diretora da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia), a carne não é um alimento essencial. "Nós podemos ter uma alimentação absolutamente balanceada sem carne. Uma dieta desequilibrada pode ser onívora ou vegana", disse.

É possível evitar os tipos de carências mais comuns a esse tipo de alimentação, como a deficiência de vitamina B12 ou de ferro, com uma dieta equilibrada que substitui a carne por proteínas de alto valor biológico.

Garcez disse que os especialistas devem respeitar a opção do paciente e justamente ajudar nessas trocas adequadas: "Todas essas pessoas, por algum motivo, fizeram essa opção. Se o paciente fez essa escolha, cabe a nós médicos acolher essa escolha, respeitar e sermos mediadores para que essa escolha não traga malefícios. E é absolutamente possível ter uma alimentação vegetariana com todo um aporte necessário".