Topo

Conexão VivaBem

Alimentação


Zeca Camargo: "Cozinhar é zen e social, isso atenua o trabalho do processo"

Do VivaBem, em São Paulo

29/07/2020 15h00

No Conexão VivaBem desta quarta-feira (29), Zeca Camargo comentou sobre o prazer relacionado ao ato de cozinhar. Segundo ele, além de ser uma atividade que relaxa, estimula o convívio social.

"Antes da pandemia, chamava todo mundo para vir aqui em casa. Perguntavam 'Mas você não está cansado?', mas quando estou na cozinha dá um zen. Faço muita bagunça, mas o processo é muito prazeroso e, no meu caso, acho que muitas vezes é também uma coisa até relaxante", disse.

Segundo ele, esse convívio social promovido pela comida está fazendo falta na pandemia. "Cozinha é uma coisa social, não tem jeito. Eu gosto de conversar e cozinhar. Isso não só atenua o trabalho, a dureza de fazer uma uma refeição, mas torna todo convívio mais agradável. É isso inclusive, que a gente está sentindo tanta falta nesse isolamento".

Zeca ainda disse que ao cozinhar, é possível se desligar das notícias, concentrando-se apenas na receita. "Nesse cotidiano está tão difícil, mas você fica feliz com esse pequeno sucesso em cada comida que você faz. Uma comida bem feita é uma super história de sucesso. Tem um monte de coisa ruim acontecendo, mas eu, nesse pequeno universo, estou fazendo uma coisa legal".

A nutricionista Verônica Laino confirmou o lado terapêutico da comida. "Muita gente fala que não gosta de cozinhar e eu sempre falo para pensar que você está fazendo alguma coisa para o seu próprio bem". Segundo ela, quando se consegue fazer uma comida saudável, está melhorando a própria imunidade. "Isso é importantíssimo nesse momento que estamos passando".

Ela revelou que cozinhar para outros também é uma forma de passar esse carinho, e cria laços. "A gente consegue falar um 'eu te amo' para alguém com um prato de comida. E você ainda está melhorando a sua imunidade. Você consegue unir muitas coisas no simples ato de cozinhar".