Topo

Paçoca ou pamonha? Compare essas duas delícias de festa junina

iStock
Imagem: iStock

Chloé Pinheiro

Colaboração para o VivaBem

22/06/2020 04h00

Mesmo com o isolamento social recomendado para conter a pandemia de covid-19, muita gente está organizando a própria festa junina em casa. A pamonha e a paçoca, doces tradicionais dessa época, podem entrar no cardápio, desde que consumidos com moderação.

É difícil comparar os dois porque sua composição é essencialmente diferente, mas a pamonha é considerada uma opção mais equilibrada do que a paçoca. "Proporcionalmente, a paçoca leva quase o dobro de açúcar do que a pamonha, e é mais calórica", comenta Regina Pereira, diretora Científica do Departamento de Nutrição da Socesp (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo).

Consultando os rótulos de paçoca de rolha industrializadas, podemos verificar que uma unidade de 30 gramas tem cerca de 148 kcal e 15 gramas de carboidrato —dados da TBCA (Tabela Brasileira de Composição de Alimentos da Universidade de São Paulo), mas que variam conforme o fabricante. Boa parte dos carboidratos é oriunda do açúcar refinado adicionado no processo de fabricação.

Na porção de 100 gramas, esses números sobem para 493 calorias e 52 gramas de carboidrato. Já a mesma quantidade de pamonha oferece 171 calorias na porção de 100 gramas e 30 gramas de carboidrato.

Carboidratos e carboidratos

Uma das principais diferenças aqui está na fonte dos carboidratos. Ora, na paçoca, a maior parte é açúcar adicionado, um ingrediente cujo consumo deve ser moderado pois seu exagero eleva o risco de ganho de peso e doenças crônicas como diabetes.

Na pamonha a maior parte do micronutriente é proveniente do milho, como aponta Cristiane Hanashiro, nutricionista da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo. Isso não quer dizer que a pamonha está totalmente liberada. Ela é um quitute calórico e deve ser considerada na ingestão total de carboidratos do dia. "Uma saída para equilibrar o consumo é cortar em porções menores", sugere Hanashiro. Que tal dividir a pamonha com outro membro da família?

Milho para fazer pamonha - iStock - iStock
Por ser feita do milho, os carboidratos da pamonha são mais vantajosos do que os da paçoca
Imagem: iStock

Versão caseira é melhor

Outro ponto que pesa contra a paçoca é que a maioria das que comemos é industrializada e processada, com adição de açúcar e, em alguns casos, aromatizantes, conservantes e gordura saturada, que adiciona sabor e textura ao produto. "E hoje temos recomendações claras da Organização Mundial de Saúde para reduzir e desestimular o consumo desta categoria", destaca Maria Fernanda Vischi D'Ottavio, nutricionista do HCor (Hospital do Coração).

Portanto, fique atento ao rótulo e escolha as opções com menos ingredientes e nomes facilmente reconhecíveis. Se puder fazer a paçoca em casa, melhor, até para controlar as quantidades de açúcar adicionado. Isso também vale para a pamonha —dá para reduzir bastante as colheradas, pois o milho em si tem sabor doce.

Como consumir de maneira equilibrada

Embora a pamonha leve evidente vantagem, a paçoca também tem seu lugar ao sol. Afinal, festas são ocasiões esporádicas, onde comer é parte da comemoração. O segredo é, como sempre, a quantidade ingerida.

No arraial em casa, isso pode ser particularmente difícil, pois a abundância é praticamente a mesma, mas com menos convidados. Por isso, selecione bem os doces que farão parte do cardápio e procure colocar menos opções na mesa, duas ou três, já fracionadas em porções menores.

Além da pamonha, bolo de milho e outras opções à base de fruta são consideradas mais saudáveis pelos nutricionistas. Ah, e antes de ir às guloseimas açucaradas, faça uma refeição salgada para não as atacar de barriga vazia.

Compare os nutrientes!

Veja os valores nutricionais em 100 g de cada um dos alimentos, o que equivale a uma pamonha e aproximadamente de 3 rolhas de paçoca:

Calorias

  • Pamonha: 171 kcal
  • Paçoca: 493 kcal

Carboidratos

  • Pamonha: 30,7 g
  • Paçoca: 52,4 g

Gorduras

  • Pamonha: 4,85 g
  • Paçoca: 16,0 g

Proteínas

  • Pamonha: 2,55 g
  • Paçoca: 26,1 g

Fibras

  • Pamonha: 2,37 g
  • Paçoca: 7,32 g
Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado no começo do texto, 30 g de paçoca têm 15 g de carboidrato, e 100 g de paçoca possuem 53g de carboidrato. A informação foi corrigida.