PUBLICIDADE

Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Saúde

Automassagem ajuda a aliviar dores e estresse durante isolamento; aprenda

Divulgação/Bernardo Sampaio
Imagem: Divulgação/Bernardo Sampaio

Do VivaBem, em São Paulo

27/05/2020 11h00

Cansado de ficar em casa, cheio de dores por causa do home office e a cadeira inadequada e ainda estressado por ter que lidar com preocupações financeiras, incertezas sobre o futuro e administrar a saudade dos entes queridos, né? A quarentena não tem sido fácil, pior para alguns, melhor para outros, mas desafiadora para todos.

A automassagem pode ser uma maneira de relaxar os músculos e aliviar tensão, estresse e ansiedade, e é realizada apenas com as mãos.

"A automassagem pode ser realizada em qualquer momento e lugar, sendo principalmente recomendada para pessoas que passam muito tempo sentadas ou que estão constantemente em situações que causam estresse", explica Bernardo Sampaio, fisioterapeuta, diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna, professor de pós-graduação na Santa Casa de São Paulo e diretor clínico do ITC Vertebral.

O fisioterapeuta alerta que a automassagem é apropriada apenas se a pessoa estiver com dores leves. "Cuidar de si mesmo deve ser uma das nossas principais preocupações durante esse período de confinamento, mas se as dores forem intensas ou contínuas, o mais indicado é consultar um especialista via telemedicina e ver qual o melhor método a ser tomado", alerta Sampaio.

Sampaio separou algumas técnicas simples de automassagem; confira na galeria.

Saúde