PUBLICIDADE

Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Saúde

Coronavírus ou gripe? Sinais são parecidos e só teste indica o que você tem

ArtistGNDphotography/iStock
Imagem: ArtistGNDphotography/iStock

Giulia Granchi e Gabriela Ingrid

Do VivaBem, em São Paulo

13/03/2020 12h32Atualizada em 13/03/2020 18h53

É importante avisar profissionais da saúde e evitar o contato com outras pessoas se você apresenta sintomas do novo coronavírus para impedir a transmissão. Mas como saber se seu quadro é mesmo causado pela covid-19 e não se trata de um resfriado ou gripe comum?

De acordo com Luciana Costa, diretora adjunta do Instituto de Microbiologia da UFRJ e do Laboratório de Genética e Imunologia das Infecções Virais, não tem como diferenciar as doenças apenas analisando os sintomas. "Os sinais são muito parecidos. Para saber, só fazendo o teste".

Elie Fiss, pneumologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e professor titular de pneumologia da Faculdade de Medicina do ABC, diz que a covid-19 mistura os sintomas do resfriado, mais leves, com os da gripe, mais fortes.

Na gripe, que dura de cinco a sete dias, os sintomas são abruptos, intensos, febre alta, mal-estar generalizado, mialgia e pode complicar para uma sinusite e pneumonia. Já os resfriados, que duram em média três dias, causam coriza, mal-estar leve, febre baixa.

Costa diz que, como a transmissão já é comunitária em São Paulo e no Rio de Janeiro, aquele critério que estava sendo usado (quem viajou ao exterior ou teve contato com quem viajou) não vale mais. "Antes, a gente conseguia unir o critério da viagem com os sintomas, agora não".

Ela ainda diz que não é recomendado a pessoas com sintomas leves irem a uma unidade de saúde, porque elas podem se contaminar lá. O ideal é buscar o diagnóstico somente se houver febre alta e persistente, cansaço e dificuldade respiratória (não é nariz entupido, mas uma falta de ar).

A OMS (Organização Mundial de Saúde), Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (National Institute of Allergy and Infectious Diseases) e os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (Centers for Disease Control and Prevention), apontam, no gráfico abaixo, as diferenças sutis dos sintomas de cada doença:

Saúde