Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


BBB20: Daniel brochou? Entenda o que pode causar o problema

Fatores como estresse, ansiedade e nervosismo aumentam o risco do problema  - Reprodução / Internet
Fatores como estresse, ansiedade e nervosismo aumentam o risco do problema Imagem: Reprodução / Internet

Priscila Carvalho

Do VivaBem, em São Paulo

10/03/2020 14h25

Daniel, um dos participantes do BBB20, deu o que falar na madrugada de hoje (10) depois de, aparentemente, brochar embaixo do edredom com Marcela. Ele teria dito: "Não, não vou conseguir". A repercussão foi tão grande que o assunto entrou para os mais comentados no Twitter.

Uma das causas mais comuns para perda de ereção é o lado emocional. Assim como ocorreu com Daniel, estar sob pressão afeta a capacidade do homem de ter relação sexual satisfatória. Além disso, estar muito tempo sem sexo favorece a ejaculação precoce e, consequentemente, aumenta o risco de brochar.

Flávio Iizuka, urologista dos hospitais Albert Einstein e Sírio-Libanês, ambos em SP, ressalta que provavelmente o brother ficou nervoso por causa das câmeras e por isso não conseguiu seguir com a relação sexual.

Mas não é por causa disso que podemos afirmar que ele sofre de disfunção erétil. O especialista explica que a impotência é a dificuldade de manter a ereção por um tempo adequado. "O pênis fica rígido por poucos segundos ou não enrijece. Mas não tem como afirmar que ele sofra com a condição. A causa mais provável é que tenha sido o nervosismo por estar na televisão", diz.

O que mais pode causar o problema

Embora não seja comum, homens jovens também podem sofrer de disfunção erétil. Isso ocorre principalmente quando há o consumo excessivo de bebidas alcoólicas antes do sexo. "O álcool influencia diretamente no desempenho sexual", ressalta o urologista.

Outro fator é o uso de anabolizantes que podem ocasionar alterações hormonais e provocar a impotência. Em casos mais graves, doenças como diabetes e hipertensão aumentam o risco de ter o problema.

Tem como evitar?

Quando a condição ocorre somente por ansiedade, que é muito comum nessas situações, o ideal é relaxar e tentar novamente. O importante é não se cobrar e fazer com que a hora do sexo seja a mais confortável possível.

Se a problema for frequente, procure um médico especializado para identificar e tratar o problema de forma adequada.