Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Homens sentem cheiro de mulheres excitadas, diz estudo

Eles sentiram o perfume de amostras de suor de mulheres anônimas - iStock
Eles sentiram o perfume de amostras de suor de mulheres anônimas Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

04/03/2020 17h48

Uma pesquisa feita pela Universidade de Kent, no Reino Unido, revelou que os homens conseguem sentir o perfume de mulheres sexualmente excitadas. Os resultados foram publicados no periódico Archives of Sexual Behavior no dia 5 de fevereiro.

Por meio de três experimentos diferentes, os cientistas coletaram amostras de suor de axilas de mulheres anônimas quando estavam excitadas e, depois, não excitadas. Em todos os estudos os homens sentiram o aroma das amostras e detectaram as que estavam excitadas. Eles ainda avaliaram os cheiros e concluíram que o perfume das mulheres sexualmente excitadas era relativamente mais atraente, o que aumentou sua motivação sexual.

Segundo os cientistas, os resultados sugerem que apenas os sinais químicos do perfume podem provocar uma resposta sexual nos receptores. "O interesse sexual pode envolver mais do que aparenta e esperamos que as descobertas atuais incentivem mais pesquisas para examinar o papel dos sinais sexuais olfativos na comunicação humana", diz Arnaud Wisman, autor do estudo.

Como o estudo foi feito

  • Ao todo, 24 mulheres e 91 homens heterossexuais fizeram parte dos experimentos. As amostras de suor das mulheres foram coletadas em um primeiro momento, quando elas eram expostas a vídeos, textos e imagens de conteúdo sexual, e em um segundo, sete dias depois, sem estímulos sexuais.
  • Os homens sentiram os perfumes em "blocos". Primeiro vinha uma quantidade e eles avaliaram as sensações após sentirem o cheiro. Depois de três minutos, outra amostra era analisada, e assim por diante.
  • Os resultados mostraram que eles "encontraram" as amostras sexualmente excitadas e as avaliaram como atrativas, excitando-se também.

O cheiro e os sentimentos

De acordo com os pesquisadores, as descobertas do atual estudo são consistentes com inúmeros estudos, mostrando que estados emocionais (como medo, repulsa, tristeza) produzem sinais olfativos que orientam e sensibilizam a pistas emocionalmente consistentes.

Em 2018, por exemplo, um estudo realizado na University of British Columbia, no Canadá, mostrou que o aroma de camisetas usadas pelo parceiro diminui o nível de cortisol, hormônio relacionado ao sintomas do estresse.

No caso da excitação sexual, sentir o cheiro pode ser uma forma de sinalização e detecção de oportunidades de acasalamento —inclusive entre seres humanos. Os sinais olfativos, combinados com as correspondentes expressões visuais e auditivas, são comunicados entre homens e mulheres durante os encontros de acasalamento.