Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Desafio faz jovens comerem porção grande de sal puro: será que há perigo?

Reprodução/TikTok
Imagem: Reprodução/TikTok

Giulia Granchi

Do VivaBem, em São Paulo

04/03/2020 12h34

Após o desafio da rasteira tornar-se extremamente popular nas redes sociais, uma nova "brincadeira" envolvendo sal começou a ser filmada por jovens na rede social TikTok.

Nos vídeos, adolescentes despejam uma quantidade grande de sal diretamente na boca. Ao tentar cumprir o desafio, um dos usuários engasga, tenta cuspir o excesso da substância e pede que outras pessoas também tentem fazer o mesmo.

De acordo com o cardiologista Marcelo Cantarelli, coordenador do setor de cardiologia intervencionista do Hospital Oswaldo Cruz e diretor do Grupo AngioCardio, uma ingestão de sal como as mostradas nos vídeos causa uma entrada muito alta de sódio nos vasos sanguíneos, quadro conhecido como hipernatremia.

"O consumo causa um aumento da pressão vascular e faz com que a água das células e tecidos vá para dentro dos vasos sanguíneos para tentar reverter a situação. Isso leva à desidratação e o paciente pode sentir efeitos como tontura, irritabilidade e, em casos mais graves, sonolência e até coma. Parte dessa água que sai das células para tentar entrar nos vasos acaba ficando no espaço intercelular formando inchaços e edemas", esclarece.

Outros riscos apontados pelo médico é o aumento da pressão arterial, que pode levar à descompensação cardíaca, e o perigo de sobrecarregar os rins, especialmente para pessoas que já tem alteração na função renal. "Também há chances de engasgo se a quantidade de sal for muito grande", acrescenta.

Quais medidas tomar após a alta ingestão de sal?

De acordo com Cantarelli, o primeiro passo é beber água para combater a desidratação do corpo. Se o paciente notar sintomas como tontura, arritmia e sonolência extrema, o indicado é procurar ajuda médica e relatar todos os detalhes possíveis sobre a ingestão.