PUBLICIDADE

Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Saúde

Novo vírus com genes desconhecidos é descoberto no Brasil

Negativo da imagem do novo Yaravirus - Boratto et al., 2020, bioRxiv
Negativo da imagem do novo Yaravirus Imagem: Boratto et al., 2020, bioRxiv

Danielle Sanches

Do VivaBem, em São Paulo

10/02/2020 15h32

Resumo da notícia

  • Yaravirus foi descoberto na Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, por pesquisadores brasileiros e franceses
  • Uma busca realizada nos arquivos de sequenciamentos anteriores mostrou que 90% dos seus genes são desconhecidos da ciência
  • Os cientistas especulam que seja um exemplar de um novo grupo de vírus amebais, ou mesmo um tipo desse vírus que evoluiu para uma forma menor

Cientistas brasileiros da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) em parceria com estudiosos franceses da Universidade Aix-Marseille, na França, descobriram na Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, um novo vírus.

O que tem intrigado os pesquisadores é que o Yaravirus brasiliensis, como ele foi batizado, tem 90% de seus genes totalmente desconhecidos da ciência.

Apenas seis genes apresentaram alguma semelhança com outros mapeamentos feitos anteriormente — e, mesmo assim, o parentesco se mostrou distante.

Os especialistas acreditam que seja uma nova linhagem de vírus amebal. As informações estão na prévia do estudo, publicado no site bioRxiv.

Esse tipo de vírus e comumente formado por uma partícula grande/gigante e um genoma complexo, o que já sabe que o Yaravírus não possui.

Os pesquisadores então especulam que ele seja o primeiro caso isolado de um novo grupo de vírus amebais, ou que ele possa ter evoluído e se tornado um vírus amebal de forma reduzida.

"A quantidade de proteínas desconhecidas que compõem o Yaravírus reflete a variabilidade existente no mundo viral e o potencial de novos genomas virais a serem descobertos", escreveram os pesquisadores no artigo.

Saúde