Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Células cardíacas cultivadas em laboratório são usadas em transplante

As células utilizadas no transplante foram obtidas a partir de células-tronco pluripotentes cultivadas em laboratório - iStock
As células utilizadas no transplante foram obtidas a partir de células-tronco pluripotentes cultivadas em laboratório Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

29/01/2020 15h51

Resumo da notícia

  • Médicos do Japão utilizaram células cultivadas em laboratório em um transplante cardíaco em paciente que sofria de cardiomiopatia isquêmica
  • As células foram cultivadas em laboratório a partir de células adultas induzidas a se tornarem células-tronco pluripotentes
  • A esperança dos especialistas é que essa técnica seja melhorada para que possa, no futuro, substituir os transplantes de coração

Pesquisadores da Universidade de Osaka, no Japão, anunciaram o sucesso de um transplante diferente: em vez de substituir o coração do paciente por um novo órgão, a equipe utilizou células musculares cardíacas cultivadas em laboratório para reparar as áreas danificadas.

As células foram depositadas no órgão por meio de folhas feitas de um material que se desfaz sem deixar vestígios no organismo. De acordo com o jornal The Japan Times, cada folha tem entre quatro e cinco centímetros de largura e espessura de 0,1 milímetro.

O paciente que recebeu o transplante sofria de cardiomiopatia isquêmica, doença em que há uma redução no fornecimento de sangue para o coração, e apresentava mal funcionamento do órgão por conta disso. Depois da cirurgia, ele se recupera bem e deve seguir monitorado no próximo ano.

O projeto liderado por Yoshidi Sawa, professor de cirurgia cardiovascular da universidade, pretende realizar o mesmo procedimento em um total de 10 pacientes em três anos para verificar a segurança e a eficácia do método.

Como as células foram cultivadas?

As células cardíacas foram cultivadas em laboratório a partir de células-tronco pluripotentes induzidas. Elas são obtidas após uma reprogramação de células comuns de doadores adultos, fazendo com que voltem ao seu estado embrionário.

Nesse estágio, os cientistas conseguem direcionar as células a se diferenciarem. No caso, os cientistas as direcionaram para se transformarem em células musculares cardíacas que, posteriormente, foram depositadas nas folhas utilizadas no transplante.

Por que isso é importante?

Se tudo correr bem, os médicos envolvidos no procedimento esperam que o procedimento se torne uma alternativa ao transplante de coração — já que as células cultivadas em laboratório são não apenas mais acessíveis do que o órgão, como também podem ser mais bem toleradas pelo receptor.

"Espero que o transplante se torne uma tecnologia médica que permita salvar quantas vidas for possível, já que vi muitas vidas que não pude salvar", disse Sawa durante uma entrevista coletiva.

VivaBem no Verão - 2ª edição

O VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. São dois espaços na Riviera de São Lourenço (Bertioga) com diversas opções de atividades físicas, lazer, cultura e comidas para você curtir o calor com a família ou os amigos. Saiba mais sobre o evento aqui e venha nos visitar!

Data: de 26 de dezembro de 2019 até o dia 09 de fevereiro de 2020, de quinta a domingo
Horário de funcionamento: das 9h até as 13h (praia) e das 17h até a 1h (arena)
Endereço arena: Av. Riviera, s/n, próximo ao shopping
Local do espaço na praia: canto direito da praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita