Topo

VivaBem no Verão

Espaço para curtir o verão com notícias, vídeos e atividades no litoral


VivaBem no Verão

Yoga Dance alivia tensões e aumenta a consciência corporal; conheça a aula

A aula de yoga dance foi destaque no VivaBem no Verão no último sábado - Edson Lopes Jr./UOL
A aula de yoga dance foi destaque no VivaBem no Verão no último sábado Imagem: Edson Lopes Jr./UOL

Giulia Granchi

Do VivaBem, em São Paulo

21/01/2020 04h00

Criada há milhares de anos, a ioga, modalidade originária da Índia, já é apresentada nas mais diversas versões. Enquanto algumas modalidades priorizam a meditação e a conexão com a mente, outra exigem mais do físico, incorporando exercícios que trabalham a musculatura de todo o corpo de diferentes formas.

A aula de yoga dance, criada pela professora Fernanda Cunha, é uma mistura da contemplação mental e movimentos livres, que ajudam o aluno a extravasar suas emoções.

"É uma forma de se libertar. Por meio da modalidade, cada pessoa descobre sua dança inata, um movimento autêntico, que não obedece a nenhum padrão de certo ou errado", indica Cunha, que no último sábado (18) deu orientou uma aula no VivaBem no Verão, evento que será realizado na Riviera de São Lourenço, no litoral de São Paulo até 9 de fevereiro e oferece diversas opções de atividade física, lazer e alimentação.

A catarinense conta que criou a modalidade após tentar ingressar em diferentes academias de dança e não ser aceita. "Conseguia seguir as regras até um certo ponto e, depois, meu corpo queria mover-se por si próprio. Como fã da ioga, estudei muito os princípios e encontrei uma maneira de juntar o equilíbrio com a paixão da dança", conta.

Como funciona a aula

O yoga dance é muito diferente das modalidades mais tradicionais da ioga. "Da ioga, usamos a presença, consciência, meditação e até mantras, mas não fazemos as posturas", esclarece.

Com uma trilha sonora cuidadosamente escolhida pela instrutora, as músicas são o ponto fundamental da aula. De acordo com Cunha, a playlist auxilia a despertar emoções e os centros energéticos (chacras), um dos objetivos da prática do yoga dance. "Para que essa dança própria da pessoa seja despertada, precisamos das músicas certas", explica.

A prática pode durar entre 30 minutos até duas horas, dependendo do grupo e ambiente no qual estão inseridos. Após os primeiros minutos ouvindo o som, a professora guia os alunos com falas, ajudando-os com os movimentos, ou demonstrando a dança. Em uma mesma aula, é comum ver os alunos executando movimentos completamente diferentes. "A atividade desperta o potencial criativo e ajuda a pessoa a perceber em que ela mesmo limita o próprio potencial, permitindo que rompa crenças limitantes", acredita Cunha.

Yoga dance - Edson Lopes Jr./UOL - Edson Lopes Jr./UOL
Fernanda Cunha comanda a aula de yoga dance no VivaBem no Verão, evento que será realizado até 9 de fevereiro na Riviera de São Lourenço (SP)
Imagem: Edson Lopes Jr./UOL

Principais benefícios da Yoga Dance

  • Consciência corporal e mental
  • Externalizar emoções por meio da dança
  • Eliminar ou aliviar tensões do corpo, como nos ombros e pescoço
  • Exercitar a sociabilidade e diminuir a timidez
  • Queima de calorias (a quantidade depende da intensidade dos movimentos de cada aluno)

Quem pode praticar?

De acordo com Cunha, se você tem um corpo, o yoga dance é para você. "Indico, inclusive, para quem diz que não sabe dançar, já que é uma prática que nos tira da zona de conforto e traz benefícios para todos", conta.

Apenas pessoas com problemas severos de saúde ou com recomendação médica para não praticarem atividades físicas devem conversar com profissionais de saúde antes de iniciar a prática.

VivaBem no Verão - 2ª edição

O VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. São dois espaços na Riviera de São Lourenço (Bertioga) com diversas opções de atividades físicas, lazer, cultura e comidas para você curtir o calor com a família ou os amigos. Saiba mais sobre o evento aqui e venha nos visitar!

Data: de 26 de dezembro de 2019 até o dia 09 de fevereiro de 2020, de quinta a domingo
Horário de funcionamento: das 9h até as 13h (praia) e das 17h até a 1h (arena)
Endereço arena: Av. Riviera, s/n, próximo ao shopping
Local do espaço na praia: canto direito da praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

VivaBem no Verão