Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Pesquisa revela quantas semanas de ioga é necessário para aliviar estresse

Ioga - iStock
Ioga Imagem: iStock

De Viva Bem, em São Paulo

09/01/2020 18h14

A prática de ioga já é conhecida pela capacidade de melhorar a flexibilidade e a força. Agora, uma pesquisa divulgou informações sobre a relação entre a prática e a saúde do cérebro, além de revelar quantas semanas são necessárias para sentir os efeitos de alívio de estresse.

Os pesquisadores analisaram 11 estudos anteriores, sendo 5 deles focados em novatos em ioga, que praticam pelo menos uma vez por semana, durante 10 a 24 semanas. Eles identificaram grande mudança mental em indivíduos que praticaram por oito semanas, de acordo com meta-análise publicada revista Brain Plasticity.

"Descobrimos que aqueles que praticaram ioga por oito semanas tiveram uma resposta atenuada do cortisol ao estresse, associada a um melhor desempenho nos testes de tomada de decisão, troca de tarefas e atenção", disse Neha Gothe, professora de cinesiologia e saúde comunitária da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign.

Todos os estudos usaram o Hatha Yoga, que inclui movimentos corporais, meditação e exercícios respiratórios.

"A prática do ioga ajuda a melhorar a regulação emocional para reduzir o estresse, ansiedade e depressão. E isso parece melhorar o funcionamento do cérebro", completou Gothe.

Apesar dos resultados, os pesquisadores acreditam que seja necessária uma análise mais ampla sobre a prática.

"A ciência aponta que o ioga é benéfico para a função cerebral saudável, mas precisamos de estudos de intervenção mais rigorosos e bem controlados para confirmar essas descobertas iniciais", disse Jessica Damoiseaux, professora de psicologia da Universidade Estadual de Wayne.