Topo

Destilado não engorda? Entenda as calorias das bebidas e faça sua escolha

Bebidas destiladas como gim e vodca possuem mais calorias do que a cerveja - iStock
Bebidas destiladas como gim e vodca possuem mais calorias do que a cerveja Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

29/12/2019 16h20

Se você tem amigos que curtem beber e também estão sempre de olho no peso, provavelmente já ouviu que para não engordar é melhor tomar destilados do que cerveja. Mas será que faz sentido e basta ficar só no gim e na vodca para não adquirir uma "barriguinha de chope" neste verão? Não é bem assim.

Basicamente, o que determina a quantidade de calorias de um drinque é seu teor alcoólico e se há carboidratos (açúcar, por exemplo), proteínas e gorduras em sua receita. Enquanto 1 grama de carboidrato (ou de proteína) oferece 4 kcal, 1 grama de álcool tem 7 kcal e a mesma quantidade de gordura, 9 kcal. Puros, gim, uísque e vodca não possuem carboidratos —talvez por isso muitos acreditem que não engordam. Porém, eles têm um teor alcoólico maior do que o vinho e a cerveja e, consequentemente, são mais calóricos.

Para efeito de comparação, enquanto 100 ml de um gim ou uma vodca com teor alcoólico de 42% possuem 295 kcal, a mesma quantidade de cerveja tem 40 kcal, segundo a TBCA (Tabela Brasileira de Composição de Alimentos) da USP (Universidade de São Paulo). Então, se você beber muito gim, pode engordar tanto ou mais do que se tomar muita cerveja.

E a fama de que destilado não engorda?

O que conta a favor dessas bebidas é que, geralmente, a dose e a quantidade total consumida são menores. Uma latinha de cerveja tem 350 ml e cerca de 140 kcal, enquanto uma dose de gim possui 30 ml e 88 kcal. Logo, se em uma noite você tomar cinco latinhas de cerveja (meta fácil para alguns), vai ingerir 700 calorias. Já em cinco doses puras de gim (quantidade com a qual muitos já "dão PT") são ingeridas 440 kcal. E em três doses (30 ml cada) de vodca misturadas com 100 ml de energético, cerca de 400 kcal.

Logo, podemos concluir que, pensando em ingestão calórica, você pode beber o que mais mais gosta, desde que não exagere na dose. E lembre-se que, seja do gim, seja da cerveja, seja da vodca, seja do vinho, o álcool é uma fonte de calorias vazias. Isso é: não acrescentam benefício algum ao organismo. Pelo contrário, a bebida prejudica a saúde e aumenta o risco de doenças como câncer.

As calorias das principais bebidas (em 100 ml)

  • Cerveja - 40 kcal
  • Vinho tinto seco - 87 kcal
  • Vinho branco seco - 87 kcal
  • Espumante - 98 kcal
  • Vodca - 295 kcal
  • Gim - 295 kcal
  • Uísque - 295 kcal

Fontes: TBCA (Tabela Brasileira de Composição de Alimentos) da USP (Universidade de São Paulo) e Paola Machado, fisiologista do exercício e doutoranda em nutrição pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

VivaBem no Verão - 2ª edição

VivaBem no Verão - Edson Lopes Jr./UOL - Edson Lopes Jr./UOL
Imagem: Edson Lopes Jr./UOL
O VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. São dois espaços na Riviera de São Lourenço (Bertioga) com diversas opções de atividades físicas, lazer, cultura e comidas para você curtir o calor com a família ou os amigos. Saiba mais sobre o evento aqui e venha nos visitar!

Data: de 26 de dezembro de 2019 até o dia 09 de fevereiro de 2020, de quinta a domingo
Horário de funcionamento: das 9h até as 13h (praia) e das 17h até a 1h (arena)
Endereço arena: Av. Riviera, s/n, próximo ao shopping
Local do espaço na praia: canto direito da praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita