Topo

Como emagreci

Histórias inspiradoras de quem mudou a silhueta


Como emagreci

"Só consegui perder 16 kg quando escondi de conhecidos que estava de dieta"

Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

Thamires Andrade

Colaboração para o UOL VivaBem

01/08/2019 04h00

Após fazer vários regimes e não emagrecer, Jacqueline Antunes perdeu a credibilidade com a família e os amigos. Ninguém acreditava mais quando ela dizia que não comeria algo por estar em reeducação alimentar. Para provar que era capaz de perder peso, Jack decidiu que mudaria definitivamente seus hábitos e não contaria para ninguém. A seguir, ela conta como conseguiu:

"Meu perfil sempre foi mais para 'fortinha', mas isso nunca me incomodou e não tinha problemas com a balança. Apesar de não fazer nenhum tipo de dieta, sempre gostei de praticar esportes, como natação e handebol. Fui mãe cedo, aos 14 anos, e mesmo assim não engordei. Durante toda a gestação, ganhei só 7 kg e meu peso máximo foi 70 kg.

Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal
Quando completei 20 anos, parei de praticar esportes e comecei a me alimentar da maneira errada. Quando vi, já estava com 86 kg. Comecei a comer por ansiedade e o aumento do peso me deixou depressiva, o que fazia com que nos momentos de tristeza eu descontasse cada vez mais na comida.

Segui nessa 'rotina' até os 23 anos. Vivendo um casamento frustrado, me sentindo só, com depressão e usando os alimentos para compensar as emoções ruins. Quando vi, a comida estava controlando minha vida.

Minha compulsão alimentar era tão grande que eu acordava de madrugada com gosto de pipoca na boca e levantava para estourar o milho

Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal
Quando completei 24 anos, resolvi começar a me alimentar de forma mais saudável e frequentar a academia. Fazia tudo certinho durante a semana e no final de semana bebia e comia tudo o que queria. Então, recuperava em dois dias os 2 kg que eu emagrecia entre segunda e sexta. Foi quando comecei a ter uma série de problemas de saúde. Cansaço extremo, dor de cabeça por conta do excesso de açúcar e percebi que precisava me cuidar, afinal, tinha um filho que dependia de mim.

Resolvi mergulhar na vida saudável de vez. Passei três meses superregrada! Sem dia ou refeição livre. Nada daquele papo de vou comer isso porque mereço. Nesse período, eu me tranquei e me escondi das pessoas. Não queria que ninguém soubesse que estava fazendo dieta para não me botarem para baixo. Sempre que eu contava para alguém que estava tentando mudar minha alimentação, ouvia questionamentos do tipo 'mas você gosta tanto de comida, por que vai fazer regime?'.

Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal
Foi assim que resolvi seguir uma dieta 'sozinha'. Fiz tudo certinho por três meses e consegui secar 10 kg em três meses com a low carb. As pessoas começaram a perceber que eu estava emagrecendo, mas segui negando estar controlando a alimentação.

Seguia várias meninas no Instagram e pensava 'se elas conseguiram, eu também conseguirei'. E o divisor de águas do meu emagrecimento foi quando resolvi expor o meu processo de emagrecimento nas redes sociais, ignorando amigos e familiares que me colocavam para baixo. Afinal, meu objetivo sempre foi mostrar minha capacidade e também contar com o apoio e a cobrança. Com certeza o registro da dieta fez com que eu tivesse uma postura mais firme, sem deslizes.

Como achei a low carb difícil de sustentar por um longo tempo, optei por passar a seguir uma alimentação sem restrição, comendo só o que é saudável. Não foi fácil! Gostava de legumes e verduras, mas não dava muita preferência para esses alimentos. Em compensação, era louca por doces, como chocolate e leite condensado. Cheguei a acabar com duas latas em um dia que estava de TPM.

Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal
Nesse meio tempo retomei as atividades físicas, que na infância eu tanto gostava. Foi praticando musculação e aeróbico que eu vi a mudança corporal que fez com que eu não largasse mais a academia. Ao todo, emagreci 16 kg.

Com toda essa mudança nos exercícios e reeducação, comecei a servir de inspiração para as pessoas que nem sempre encontram apoio com os amigos e a família. Sempre deixo bem claro que a única pessoa capaz de alcançar os seus sonhos e resultados é você mesmo. Busque uma inspiração, olhe para alguém que emagreceu, e veja que você também é capaz.