Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Lipoaspiração 3D: além de tirar pneus, nova técnica promete corpo atlético

Na lipoaspiração 3D, a gordura retirada pode ser usada para desenhar "gominhos" no abdômen - iStock
Na lipoaspiração 3D, a gordura retirada pode ser usada para desenhar "gominhos" no abdômen Imagem: iStock

Thais Szegö

Colaboração para o UOL VivaBem

02/05/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Além de reduzir o volume de gordura do paciente, a lipoaspiração 3D promete esculpir um corpo semelhante ao obtido com ginástica
  • Os melhores resultados são conseguidos por quem tem gordura corporal dentro normal e quer dar fim a "pneuzinhos" localizados
  • No procedimento, a gordura retirada de algumas regiões pode ser colocada em partes estratégias --para formar os "gominhos" do abdômen, por exemplo

Um novo tratamento estético promete agradar as pessoas que querem ter um shape atlético. Criada pelo médico colombiano Alfredo Hoyos, a lipoaspiração 3D (ou de alta definição) tem como objetivo não só reduzir o volume de gordura do paciente (mantendo os contornos naturais, como na "lipo convencional"), mas também esculpir o corpo da pessoa, proporcionando um resultado semelhante ao obtido com muita malhação --sim, é possível até formar "gominhos" na barriga.

No entanto, vale ressaltar logo de cara que os melhores resultados são vistos em pessoas com boa quantidade de massa muscular e gordura dentro do normal, mas que têm excessos localizados em algumas regiões. Quem está muito acima do peso ou possui muita flacidez de pele deve procurar outros procedimento para ficar com a silhueta desejada.

Como é a operação

Para conseguir esse efeito de corpo atlético, o médico aspira a gordura de maneira mais intensa de algumas regiões, criando uma espécie de jogo de luz e sombras. "Além disso, a gordura retirada é recolocada em partes estratégicas para criar uma silhueta atlética, como no abdômen, com o objetivo de formar os tão desejados gominhos", explica o cirurgião plástico André Cervantes, diretor do departamento de eventos científicos da regional São Paulo da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da instituição).

A barriga é o local onde esse tipo de cirurgia costuma ser mais realizado, mas ela também pode ser feita em outras partes do corpo, como o peito, as costas, as coxas, o bumbum e os braços.

Como é o processo pós-cirúrgico?

A recuperação é bem semelhante à da técnica convencional, o que significa sete a dez dias de repouso moderado --isso é, nada de levantar peso ou fazer movimentos bruscos -- e, em muitos casos, o uso de cintas modeladoras. "Após esse período, a pessoa volta praticamente a ter sua vida normal e, depois de três semanas, já pode praticar atividades físicas", diz Cervantes. Mas, como a retirada das células de gordura é mais agressiva em algumas áreas do corpo, uma atenção extra é exigida durante essa fase de retorno ao exercício.

Lipo não substitui malhação

Por mais que possa dar essa impressão, o novo tipo de procedimento não é uma solução definitiva para quem não quer fazer esforço ter para sempre um corpo igual ao de pessoas que malham firme. Muito pelo contrário. Se a pessoa não tiver foco nas atividades físicas e na dieta, o resultado da lipoaspiração 3D logo desaparece --assim como o de qualquer outra cirurgia do tipo.

"O paciente precisa ter bastante cuidado com os hábitos, pois o ideal é que não ganhe peso depois de realizar o procedimento, o que prejudica os efeitos estéticos obtidos", alerta o médico Antonio Graziosi, mestre em cirurgia plástica reparadora pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e um dos coordenadores Simpósio Internacional de Cirurgia Plástica que aconteceu em março deste ano em São Paulo, no qual a apresentação da lipoaspiração 3D foi um dos destaques.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube