Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Grávida, Amy Schumer já vomitou quase mil vezes! Entenda condição

Comediante americana conta que tem hiperêmese gravídica e que vomitar virou rotina - Getty Images
Comediante americana conta que tem hiperêmese gravídica e que vomitar virou rotina Imagem: Getty Images

Maria Júlia Marques

Do UOL VivaBem, em São Paulo

09/04/2019 20h00

Resumo da notícia

  • Schumer diz que vomitou 980 vezes durante a gravidez por sofrer de condição chamada hiperêmese gravídica
  • É normal que grávidas fiquem enjoadas nos primeiros três meses, mas o quadro torna a náusea intensa e o vômito constante
  • Colocar tudo para fora tantas vezes pode fragilizar a saúde da mãe e deixá-la desidratada e com falta de nutrientes. É raro o bebê ser prejudicado
  • Comer de maneira leve, saudável e em intervalos regulares pode ajudar a controlar o desconforto

Com uma estimativa otimista, de acordo com seu próprio relato, a comediante americana Amy Schumer disse que vomitou cerca de 980 vezes desde que ficou grávida. Sim, ela colocou tudo para fora quase mil vezes e afirma que já está se acostumando com a condição que gera esse problema: a hiperêmese gravídica.

Náuseas e vômitos são comuns durante a gestação e aparecem para até 80% das futuras mães. "Nos primeiros três meses da gravidez as mulheres têm náuseas no período matinal porque o HCG --conhecido como o hormônio da gravidez -- altera a sensibilidade do centro de vômito, um lugar na base do cérebro que coordena o reflexo de vomitar", explica Alexandre Pupo, ginecologista e obstetra do Hospital Albert Einstein. Com essa região mais sensível, atitudes que não causavam mal-estar passam a enjoar.

Mas tem 1% dessas mulheres que sofre dos sintomas com mais frequência e intensidade, quadro chamado de hiperêmese gravídica --e que Schumer foi diagnosticada.

Mãe e neném sofrem?

Além de não conseguir manter os alimentos e líquidos consumidos, ao ficar vomitando e enjoada quase sempre é difícil que a mulher coma. Tudo isso pode levar à fraqueza e desidratação. "Com a perda de nutrientes como potássio e sódio, a grávida precisa de reposição de maneira rápida e pode ser internada para receber as substâncias por via venosa, já que se for ingerindo é capaz que ela vomite novamente," diz Pupo.

O bebê não corre riscos, só se o quadro for muito extremo, o que é mais raro do que a condição em si. O feto é muito pequeno quando o problema ocorre, geralmente nos primeiros três meses da gestação. Está em fase embrionária e ainda tem baixa necessidade nutricional, mas é claro que é recomendado o acompanhamento médico.

O que gera tanto vômito? Quando me preocupo?

"Oriento as minhas pacientes a pensarem que náusea matinal é comum, colocar algo no estômago e passar mal pode ser comum, mas tem que ser algo que se agrava pela manhã e vai passando. Vomitar rotineiramente e perder muito peso é sinal de alerta, precisa descobrir o que está acontecendo," afirma Pupo.

Não há certeza do que causa o quadro. Porém, sabe-se que em uma gravidez de dois ou mais nenéns a chance de hiperêmese gravídica aumenta devido ao fato do níveis hormonais serem maiores. Além disso, existe a prevalência de casos em mulheres com perfis ansiosos, depressivos e com problemas de relacionamentos familiares ou profissionais.

Para o alívio das mães, as sensações incômodas tendem a passar depois de 12 a 15 semanas de gravidez, ou seja, até o quarto mês.

Como tratar o desconforto?

Não há prevenção para o problema. Como o consumo de medicamentos é restrito durante a gestação, sob a ameaça de afetar o desenvolvimento morfológico e neurológico do feto, a melhor saída é focar na dieta e adotar práticas para aumentar o bem-estar. Alimentar-se de maneira leve e saudável, comer em intervalos regulares e evitar líquido durante as refeições é fundamental.

Praticar atividade física ao longo da gravidez e dormir bem eleva a disposição e ajuda a equilibrar o nível de neurotransmissores ligados ao humor. Acupuntura, psicoterapia, meditação, massagens adaptadas à gravidez e atividades que tragam prazer (jardinagem, pintura etc.) também colaboram para afastar a ansiedade e amenizar os sintomas da hiperêmese gravídica.

#SemFrescura: plantar bananeira após o sexo ajuda a engravidar? Veja dicas

UOL Notícias

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube