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Pipoca é melhor em casa: ao comprar prefira levar o milho ou versão sem sal

Marcia Albuquerque/UOL VivaBem
Imagem: Marcia Albuquerque/UOL VivaBem

Thais Szegö

Colaboração para o UOL VivaBem

11/02/2019 04h00

Ela é um estouro no quesito benefícios. É riquíssima em fibras, auxiliando no funcionamento do intestino e proporcionando saciedade. Além disso, é uma excelente fonte de antioxidantes, fazendo com que o alimento seja uma poderosa arma contra o envelhecimento precoce. E como se não bastasse tudo isso, ainda conta com minerais, como o fósforo e o potássio, e vitaminas, em especial as do complexo B. Mas para que ela só ofereça ganhos ao organismo é imprescindível pegar leve na gordura e no sal. Uma boa forma de deixá-la saborosa sem colocar em risco a saúde é temperá-lo com ervas da sua preferência, salsinha, sálvia, tomilho e alecrim, por exemplo, pimenta ou até mesmo canela. A hora da compra também pede alguns cuidados.

Aprenda a fazer pipoca com o milho no micro-ondas

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Prefira a pipoca de panela
Use apenas um fiozinho de óleo e delicie-se com um petisco bem mais saudável do que a versão feita no micro-ondas, que tem uma quantidade muito maior de gordura e sódio. Se você não abre mão da praticidade, uma boa opção é colocar os grãos de milho em um saco de pão e deixar por 5 minutos dentro do eletrodoméstico ou até os grãos estourarem por completo, quando o tempo entre o barulho de um estouro e outro fica maior. Também é possível fazer esse processo em um recipiente de vidro adicionando uma colher de sopa de água para cada colher de sopa de milho e cobrindo-o com papel filme com quatro furinhos.

No caso das de micro-ondas, aposte na natural sem sal
Ela leva vantagem sobre as alternativas que já vêm salgadas por ter menos sódio, mas é importante não pesar a mão no saleiro depois que o alimento estiver pronto. As pipocas com sabor de manteiga ficam no final da fila no que diz respeito à saúde, pois têm uma quantidade bem maior de gordura. Junto com elas aparecem os produtos vendidos com sachês de tempero, que são cheios de sódio e aditivos químicos.

As versões lights também têm boas razões para fazer parte da lista de compras
Isso porque elas apresentam uma redução de pelo menos 25% da porção de gordura em relação às tradicionais. Mas nesse caso também é indicado evitar as versões com sabor de manteiga e salgada e tomar cuidado na hora de adicionar o sal.

Compare a quantidade de sódio dos produtos
Ela pode variar bastante de marca para marca. Por isso, é importante checar essa informação nos rótulos das opções encontradas na gôndola. Repita a verificação em relação aos aditivos químicos.

O mesmo vale para a gordura
Nesse caso, além de olhar o número de gramas de gorduras totais, procure a que oferece menos gordura saturada e que não tem gordura trans, que são os tipos mais prejudiciais ao organismo.

Cuidado com as quantidades
As tabelas nutricionais dos produtos costumam informar valores para porções pequenas, na maioria dos casos quatro colheres de sopa ou meia xícara de chá, uma quantidade muito menor do que costumamos comer.

Informação nutricional

Pipoca feita no micro-ondas sem óleo

  • Porção 25 gramas (1/2 xícara de chá)
  • Valor energético: 78 kcal
  • Carboidratos: 16 gramas
  • Gorduras totais: 0 gramas
  • Gorduras saturadas: 0 gramas
  • Fibras: 0,6 gramas
  • Sódio: 120 miligramas

Pipoca feita na panela com pouco óleo

  • Porção 25 gramas (1/2 xícara de chá)
  • Valor energético: 145 kcal
  • Carboidratos: 31 gramas
  • Gorduras totais: 1,7 gramas
  • Gorduras saturadas: 0,9 gramas
  • Fibras: 0,6 gramas
  • Sódio: 148 miligramas

Pipoca para micro-ondas sabor manteiga

  • Porção 25 gramas (1/2 xícara de chá)
  • Valor energético: 110 kcal
  • Carboidratos: 13 gramas
  • Gorduras totais: 9,2 gramas
  • Gorduras saturadas: 2,0 gramas
  • Fibras: 1,9 gramas
  • Sódio: 429 miligramas

Pipoca para micro-ondas natural sem sal

  • Porção 25 gramas (1/2 xícara de chá)
  • Valor energético: 109 kcal
  • Carboidratos: 14 gramas
  • Gorduras totais: 5,4 gramas
  • Gorduras saturadas: 1,6 gramas
  • Fibras: 1,4 gramas
  • Sódio: 210 miligramas

Pipoca para micro-ondas light

  • Porção 25 gramas (1/2 xícara de chá)
  • Valor energético: 93 kcal
  • Carboidratos: 12 gramas
  • Gorduras totais: 3,7 gramas
  • Gorduras saturadas: 1,5 gramas
  • Fibras: 2,0 gramas
  • Sódio: 200 miligramas

Fontes: Clarissa Hiwatashi Fujiwara, nutricionista do departamento de nutrição da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica) e coordenadora de nutrição da Liga de Obesidade Infantil do HC-FMUSP (Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo) e Giovanna Oliveira, nutricionista da Clínica Dra. Maria Fernanda Barca, em São Paulo, e membro do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional.

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