Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Ex-BBB Ana Clara vacila e queima pele no sol; o que fazer quando acontece?

As queimaduras de Ana Clara são de grau 1 e podem ser tratadas com cuidados simples, como banhos frios e loção hidratante - Reprodução/Instagram
As queimaduras de Ana Clara são de grau 1 e podem ser tratadas com cuidados simples, como banhos frios e loção hidratante Imagem: Reprodução/Instagram

Giulia Granchi

Do UOL VivaBem, em São Paulo

23/01/2019 16h46

Na última terça-feira (23), Ana Clara Lima, repórter e ex-participante do Big Brother Brasil, impressionou os fãs ao mostrar as marcas de uma queimadura de sol, provocada pela falta de filtro protetor durante gravações externas.

Como é possível ver pelas imagens publicadas no Instagram, a parte da pele que estava sem a proteção das roupas mudou completamente seu tom original, tornando-se avermelhada.

Você sabe que, no verão, esse tipo de problema é comum em quem vai à praia ou piscina, pratica esportes ou trabalha ao ar livre. Mas o que fazer para amenizar desconfortos

"A vermelhidão, seguida de descascamento de pele após algumas horas, caracteriza um quadro de queimadura grau 1, que devasta apenas a epiderme, camada mais superficial da pele, e pode ser tratada em casa", explica o dermatologista Caio Lamunier, médico dermatologista do Hospital das Clínicas de São Paulo. 

O especialista afirma que o ideal é manter a pele hidratada, com cremes hidratantes, de preferência os que tenham algum componente calmante, como a erva aloe vera. 

Os banhos devem ser com água fria, que alivia a dor (enquanto a quente pode irritar o local afetado), limpa a pele e ajuda a diminuir o inchaço. Também é indicado usar roupas mais leves ou com abertura no local onde ocorreu a queimadura. 

#SemFrescura: quanto protetor devemos usar? Tem truque para não se queimar

VivaBem

Caso Ana Clara passasse mais horas exposta sem proteção, queimaduras de graus mais graves poderiam ocorrer. As de 2º grau, por exemplo, ocasionam bolhas bem doloridas. Já as de 3º grau, que atingem camadas mais profundas, tornam a pele rígida e são indolores, já que liquidam as terminações nervosas que disparariam a mensagem de dor ao cérebro.

"Nesses casos, é aconselhável que a pessoa procure um especialista assim que possível, para ter uma indicação específica para o seu grau de queimadura", informa Lamunier. 

Apesar de ficarem mais evidentes quando as peles são claras, como a de Ana, as queimaduras solares podem ocorrer independente do fototipo. Por isso, é importante sempre aplicar o protetor solar no rosto e corpo todo de acordo com as indicações de seu dermatologista --a recomendação de FPS e tempo de reaplicação pode variar de acordo com a cor da pele e tempo de exposição.

VivaBem no Verão

O UOL VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. Um espaço com atividades para você se exercitar, mas também curtir e relaxar na entrada da Riviera de São Lourenço. Venha nos visitar!

Data: até dia 03 de fevereiro de 2019, de quinta a domingo 
Horário: das 16h às 00h
Endereço: Avenida da Riviera, ao lado do shopping, na praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube