Topo

VivaBem no Verão

Espaço para curtir o verão com notícias, vídeos e atividades no litoral


VivaBem no Verão

Tem tatuagem? Veja cuidados que você deve tomar durante o verão

Tomar sol pode aumentar a inflamação no local da tatuagem e deve ser evitado nos primeiros 60 dias após fazer o desenho - jacoblund/iStock
Tomar sol pode aumentar a inflamação no local da tatuagem e deve ser evitado nos primeiros 60 dias após fazer o desenho Imagem: jacoblund/iStock

Giulia Granchi

Do UOL VivaBem, em São Paulo

23/01/2019 04h00

Quem tem tatuagem --e até quem não tem -- provavelmente já ouviu que os rabiscos na pele exigem cuidado redobrado no verão. É verdade. O contato excessivo com o sol e os banhos de mar ou piscina podem prejudicar os desenhos, mas com medidas simples é possível proteger a pele e evitar danos. A seguir, tiramos as principais dúvidas de quem quer manter a tattoo intacta.

Até quanto tempo após fazer a tatuagem devo evitar o sol?

Vale lembra que, de certa maneira, a tatuagem é uma agressão à pele. Por ser uma aplicação subcutânea de pigmentos por agulhas, a prática cria uma espécie de ferida. Tomar sol pode aumentar a inflamação local e deve ser evitado até, pelo menos, que ocorra a renovação completa da epiderme (camada mais superficial da pele) --processo que leva entre 30 a 60 dias.

A melhor proteção nesses primeiros meses é a física: cubra a pele com filme plástico, papel alumínio, roupas com proteção UV (radiação ultravioleta) ou outro material que cause vedação, para preservar ao máximo o local do desenho. 

Se os materiais não estiverem disponíveis, o ideal para manter a defesa é usar um protetor solar com FPS igual ou superior a 60. Apesar da fase mais crítica acontecer nos primeiros 60 dias, os cuidados com filtro solar de FPS alto devem ser mantidos por cerca de nove meses, tempo que leva para a cicatrização ser completa.

Posso entrar na piscina, no mar e fazer sauna?

Não é proibido. Mas, como nos 60 dias após fazer a tatuagem a pele está "mais aberta", ela fica mais suscetível às infecções, que podem ocorrer tanto pelo excesso de cloro das piscinas, quanto por bactérias como as de coliformes fecais, que podem ser encontradas em locais muito cheios e pouco higienizados.

Caso tenha infecção, pode ocorrer, além da vermelhidão e coceira, feridas com pus (queloides) e até uma infecção generalizada, se não for tratada de forma adequada. Portanto, o melhor mesmo é evitar o mergulho nos primeiros dois meses, já que além desses problemas na pele ainda há o risco de seu desenho ou frase borrar. 

Quando a tatuagem não é nova, ainda preciso ter tanto cuidado?

Após os primeiros nove meses, os cuidados da tatuagem em relação à proteção solar são os mesmos para o resto da pele. Escolha um filtro adequado para o tempo de exposição ao sol e seu tipo de pele --geralmente, com FPS entre 30 e 40 para peles mais escuras, e 50 a 60 para peles mais claras.

O sol também faz evaporar a água da superfície da pele, deixando os desenhos com aspecto ressecado. Aposte em cremes hipoalergênicos, sem muita fragrância ou corantes, após exposição solar, para manter o local hidratado. 

Será que o sol só seca a acne ou também causa espinhas?

VivaBem

Os cuidados são os mesmos para tatuagens coloridas?

Sim, mas com desenhos coloridos a atenção precisa ser redobrada e prolongada. As pigmentações coloridas são mais alergênicas, oferecendo maior risco de queloide ou reação alérgica da pele em longo prazo.

Algumas vezes, as irritações podem surgir mesmo que você não tome sol e demorar anos para sumir --por isso, mantenha os cuidados diários e evite situações que costumam irritar sua pele como um todo.

Fontes: Caio Lamunier, médico dermatologista do Hospital das Clínicas de São Paulo; e Leonardo Abrucio Neto, médico dermatologista do Hospital Santa Catarina.

VivaBem no Verão

O UOL VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. Um espaço com atividades para você se exercitar, mas também curtir e relaxar na entrada da Riviera de São Lourenço. Venha nos visitar!

Data: até dia 03 de fevereiro de 2019, de quinta a domingo 
Horário: das 16h às 00h
Endereço: Avenida da Riviera, ao lado do shopping, na praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube

VivaBem no Verão