Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Problemas no esperma são relacionados a abortos espontâneos, diz ciência

DNA dos espermatozoides pode impedir gravidez de seguir adiante - Getty Images
DNA dos espermatozoides pode impedir gravidez de seguir adiante Imagem: Getty Images

Do UOL VivaBem, em São Paulo

06/01/2019 15h22

Quando uma mulher tem dificuldade em levar gestações adiante, tendo abortos espontâneos de repetição, é normal que os médicos comecem a investigar sua saúde, em busca de uma explicação para o problema e o tratamento mais adequado.

Mas e se o problema na verdade estiver no homem? Um estudo publicado no periódico Clinical Chesmitry sugere que problemas no DNA do esperma masculino possam estar ligados a esta situação.

Para chegar a esta conclusão, cientistas analisaram o esperma de 50 homens cujas parceiras sofreram três abortos consecutivos antes das primeiras 20 semanas de gestação. Os resultados foram comparados ao esperma de outros 60 voluntários.

O esperma dos homens cujas parceiras tiveram abortos tinha duas vezes mais danos de DNA do que o grupo de controle. 

Agora a ideia dos cientistas é tentar entender por que isso acontece. O grupo de controle testado era mais jovem (uma média de 30 anos, contra 37 do outro grupo) e tinha um IMC (índice de massa corporal) menor, o que pode ser um caminho para os cientistas investigarem. Mesmo assim, já dá para parar de culpar apenas a mulher se uma gravidez não vai adiante.

VivaBem no Verão

O UOL VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. Um espaço com atividades para você se exercitar, mas também curtir e relaxar na entrada da Riviera de São Lourenço. Venha nos visitar!

Data: até dia 03 de fevereiro de 2019, de quinta a domingo 
Horário: das 16h às 00h
Endereço: Avenida da Riviera, ao lado do shopping, na praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube