Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


André Marques diz que não tirou pele da barriga. Quando isso é necessário?

André Marques negou ter feito abdominoplastia e postou foto para mostrar que não tem cicatriz da cirurgia - Reprodução/Instagram
André Marques negou ter feito abdominoplastia e postou foto para mostrar que não tem cicatriz da cirurgia Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL VivaBem

01/12/2018 12h12

Já faz cinco anos que o ator André Marques realizou uma cirurgia bariátrica e perdeu cerca de 70 kg. Mas a transformação do corpo do apresentador ainda gera discussões e até hoje pessoas dizem que, além da redução de estômago, ele teria feito uma abdominoplastia. 

Na última quinta-feira (29), André Marques afirmou que não precisou da cirurgia para remover sobras de pele na barriga após emagrecer. "Se tivesse tirado, falava. Fiz [uma foto] justamente para mostrar que não tenho cicatriz", disse o apresentador durante entrevista coletiva no lançamento da quarta temporada do programa The Voice Kids. 

VEJA TAMBÉM

A cirurgia de remoção de pele é indicada para pessoas que emagrecem muito --com bariátrica ou naturalmente -- e ficam com sobras de tecido no abdome, nos seios, nos braços e nas coxas, por exemplo. O problema pode ocorrer pois quando engordamos a pele estica para cobrir a área que aumentou de volume e, ao emagrecermos, o tecido não consegue se retrair da mesma maneira.

No entanto, não é todo mundo que perde grande quantidade de peso que sofre com sobras de pele. Questões genéticas e alguns cuidados durante o processo de emagrecimento ajudam a minimizar o problema.

Fazer musculação para reduzir a flacidez do corpo; hidratar-se bem ao longo do dia para manter a pele saudável, firme e elástica; alimentar-se de maneira saudável, priorizando o consumo adequado de nutrientes que estimulam a produção de colágeno e são benéficos para a pele, como vitamina C, E e D, proteínas e cálcio; e realizar massagens e procedimentos dermatológicos que estimulam a produção natural de colágeno estão entre as táticas que contribuem para evitar sobras de tecido.

Muito além da estética

A cirurgia para a remoção de pele não é só uma questão de estética, pois as sobras de tecido podem trazer prejuízos para a saúde mental e física da pessoa. Além de abalar a autoestima, os excessos dificultam a higienização, podem gerar dificuldade para andar, mau cheiro, favorecer infecções e assaduras. 

Para realizar a operação reparadora, o paciente deve estar com o peso estabilizado e procurar um cirurgião plástico. Por questão de segurança, muitos médicos optam por fazer a remoção de pele de uma parte do corpo de cada vez.

Fontes: Paola Machado, colunista do VivaBem, educadora física e doutoranda em nutrição pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), que desenvolve trabalhos científicos sobre obesidade; e Flávio Henrique Mendes, cirurgião plástico e regente do capítulo de Cirurgia Plástica Pós-bariátrica da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), consultado em reportagem publicada em 20 de abril

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube