Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Parar de fumar maconha resulta em melhora na memória em apenas 7 dias

LPETTET/Istock
Imagem: LPETTET/Istock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

05/11/2018 10h36

Um estudo publicado no Journal of Clinical Psychiatry mostrou que um mês de abstenção de uso de maconha resultou em melhoria mensurável na memória —função considerada prejudicada nos adeptos à droga pelos pesquisadores. A análise é uma das primeiras a rastrear prospectivamente as mudanças nas funções cognitivas associadas à interrupção do uso da droga.

"Nossas descobertas fornecem duas evidências convincentes. A primeira é que os adolescentes aprendem melhor quando não estão usando maconha. O segundo —que é a boa notícia — é que pelo menos alguns dos déficits associados ao uso de cannabis não são permanentes e na verdade melhoram rapidamente depois que o consumo é interrompido", diz Randi Schuster, autor do artigo.

VEJA TAMBÉM

Os autores observam que o uso da maconha entre adolescentes é comum, o que é especialmente importante por este período da vida ser tão crítico para maturação do cérebro.

A pesquisa é a primeira capaz de determinar não apenas que a melhora cognitiva ocorre, mas também quando, durante a abstinência, essa melhora é detectável. O estudo envolveu 88 participantes com idades entre 16 e 25 anos da área de Boston, todos os quais admitiram usar cannabis pelo menos uma vez por semana.

Os cientistas compararam o desempenho cognitivo semanal entre um grupo de jovens consumidores de maconha que concordaram em interromper o seu uso durante 30 dias e um grupo que continuou fazer o uso constante.

Além de completarem avaliações regulares de raciocínio e memória durante o período do estudo, os participantes também forneceram testes de urina frequentes para comprovar a abstinência.

O teste cognitivo mostrou que a melhora da memória —especificamente a capacidade de aprender e lembrar-se de novas informações — aconteceu apenas entre aqueles que pararam de usar cannabis e esse progresso ocorreu em grande parte durante a primeira semana de abstinência.

"Podemos dizer com confiança que o consumo de cannabis pode interferir no processo de aprendizagem e interromper o hábito é benéfico, especialmente para jovens", afirma Schuster.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube