Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor

Cientistas descobrem como inibir o medo em cérebro de ratos

MultimediaDean/IStock
Imagem: MultimediaDean/IStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

04/11/2018 12h33

Uma nova pesquisa publicada na revista científica Nature Communications identificou a área do cérebro que controla a expressão e a inibição do medo. Os cientistas responsáveis pela análise esperam que a descoberta possa ajudar a criar novas terapias e medicamentos para transtornos psiquiátricos, como o transtorno de estresse pós-traumático.

O distúrbio, que tem cerca de 2 milhões de casos por ano só no Brasil, conta com poucas opções de tratamento. Atualmente, elas se resumem a terapia cognitivo comportamental e a indicação de medicamentos ansiolíticos. No entanto, as novas descobertas mostram implicações importantes para intervenções de que sejam mais direcionadas, efetivas e duradouras.

Para entender como a descoberta poderia ajudar em tratamentos psiquiátricos, a equipe de cientistas rastreou a atividade neuronal de ratos expostos a cenários de indução de medo.