Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Álcool é responsável por aumento de cirrose e câncer de fígado nos EUA

A doença pode ser causada por vários problemas de saúde diferentes, incluindo hepatite C e doença hepática gordurosa - iStock
A doença pode ser causada por vários problemas de saúde diferentes, incluindo hepatite C e doença hepática gordurosa Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

19/07/2018 13h17

Uma das doenças mais comuns provocadas pelo excesso de álcool é a cirrose. A relação da bebida com o aumento do problema em jovens adultos foi confirmada por pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, e publicada no periódico BMJ, nesta quarta-feira.

A cirrose pode ser causada por vários problemas de saúde diferentes, incluindo hepatite C e doença hepática gordurosa. Mas os cientistas observaram que nos Estados Unidos, um número crescente de pessoas adquire a doença devido ao consumo excessivo de álcool.

Leia também:

Durante o trabalho, a equipe notou que, de 1999 a 2016, o número de mortes causadas pela doença tem aumentado em 49 dos 50 estados. "Cada morte relacionada ao álcool significa décadas de vida perdida, famílias destruídas e perda de produtividade econômica. Além disso, o atendimento médico daqueles que morrem de cirrose custa bilhões de dólares", explica Elliot Tapper, um dos autores do estudo.

O maior crescimento médio de mortes relacionadas à cirrose por ano foi observado entre os adultos jovens, com um aumento de aproximadamente 10,5% a cada ano.

Durante o período de sete anos analisado nesse estudo, ocorreram 460.760 mortes relacionadas à cirrose. Destas, aproximadamente um terço foi devido a um tipo de câncer de fígado --chamado de carcinoma hepatocelular -- que decorre da cirrose.

Em 2016, o número de mortes causadas por esse tipo de tumor nos EUA dobrou em comparação a 1999, chegando a 11.073.

Os especialistas enfatizam que a doença hepática devido ao consumo de álcool é totalmente evitável e aconselham a implantação de medidas estratégicas, como a aplicação de impostos sobre a bebida e a limitação de anúncios que promovam seu consumo.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube