Topo

Chá para prevenir cegueira: bebida quentinha diminui chances de glaucoma

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

19/12/2017 20h51

Quando não nos sentimos muito bem, tomar um chá pode ser uma ótima ideia. Criamos essa relação de que a bebida espanta o mal-estar.

E não é só em casos de gripe, um estudo publicado no British Journal of Ophthalmology sugeriu que beber um copo quente de chá todos os dias pode reduzir os riscos de glaucoma, uma das principais causas de cegueira.

Para registro, o glaucoma acontece quando o nervo que liga o olho ao cérebro tem algum defeito, normalmente uma alta pressão ocular.

Veja também:

No estudo, os pesquisadores trabalharam com análises de entrevistas, exames e amostras de sangue de cerca de 10 mil pessoas nos Estados Unidos, entre os anos de 2005 e 2006. Logo após esse período, os americanos fizeram o exame nacional de saúde, que acrescentou dados de nutrição e glaucoma aos arquivos.

Os cientistas concentraram a pesquisa nos dados de 1.678 pessoas que disponibilizaram fotos, resultados de exames oculares e hábitos alimentares. O resultado foi que aqueles que bebiam chá quente todos os dias tiveram 74% menos chances de desenvolver glaucoma, dado obtido após o descarte de outros fatores agravantes para doença, como diabetes ou tabagismo.

E tem que ser chá quentinho mesmo. Os resultados positivos não aparecerem entre aqueles que tomaram chá gelado.

O tipo de chá você pode escolher, tendo ou não cafeína, por exemplo. A pesquisa não aprofundou sobre a quantidade exata ou o tipo de chá ingerido, mas sempre encontrou benefícios em quem não abandonava a bebida.

O chá contém antioxidantes e produtos químicos anti-inflamatórios e neuroprotetores, que foram associados a um menor risco de doenças graves, incluindo doenças cardíacas, câncer e diabetes. 

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy