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Paola Machado

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Pessoas que se exercitaram na pandemia tiveram menos problemas mentais

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Paola Machado

Paola Machado é formada em educação física, mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutora em ciências da saúde (foco em fisiopatologia da obesidade e fisiologia da nutrição) pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre exercícios, nutrição e saúde. CREF: 080213-G | SP

Colunista do UOL

03/09/2021 04h00

A pandemia de covid-19 teve um grande impacto em nossas vidas e estilo de vida em 2020 e continua até hoje. Milhões ficaram doentes e centenas de milhares perderam familiares. No entanto, o estilo de vida de todos não foi afetado da mesma forma.

Milhões perderam seus empregos, enquanto outros viram uma redução em suas horas de trabalho, o que causou graves dificuldades econômicas. Outros ainda começaram a trabalhar ou a estudar remotamente. A maioria dessas pessoas passou muito mais tempo em casa.

Por outro lado, os trabalhadores essenciais ainda precisavam realizar suas funções, como profissionais de saúde e entregadores, que, no geral, passaram a trabalhar mais horas.

Durante a pandemia, 4 em cada 10 adultos nos EUA relataram sintomas de ansiedade ou transtorno depressivo. Uma pesquisa KFF Health Tracking de julho de 2020, descobriu que muitos adultos estão relatando impactos negativos específicos sobre sua saúde mental e bem-estar, como dificuldade para dormir (36%) ou comer (32%), aumento no consumo de álcool ou uso de substâncias (12%), e agravamento das condições crônicas (12%), devido à preocupação e estresse com o coronavírus.

À medida que a pandemia avança, medidas de saúde pública contínuas e necessárias expõem muitas pessoas a situações relacionadas a resultados ruins de saúde mental, como isolamento e perda de emprego.

Além disso, grande parte do estilo de vida da população tornou-se mais sedentário. Os hábitos de exercício mudaram à medida que as academias fechavam e as pessoas paravam de usar o transporte público e ir a pé ou de bicicleta para o trabalho.

Entretanto, alguns indivíduos começaram a se exercitar em casa e a caminhar mais pela vizinhança. No geral, as primeiras pesquisas mostram que, para a maioria dos indivíduos, a atividade física reduziu substancialmente.

Existem numerosos estudos sobre os benefícios psicológicos crônicos do exercício, e muitos deles estão relacionados a mudanças no humor. Por exemplo, dados de estudos de associação de todo o genoma com 611.583 participantes adultos mostram que a atividade física é um fator de proteção contra o risco de desenvolver Transtorno Depressivo Maior.

Uma meta-análise de estudos de coorte prospectivos sugere que os efeitos protetores da atividade física contra a depressão são comparáveis em jovens, adultos e idosos em todo o mundo. Estudos de pesquisa de base populacional, por exemplo, mostraram que aqueles que se exercitam pelo menos duas a três vezes por semana, relatam significativamente menos estresse, desconfiança cínica e raiva do que indivíduos menos ativos.

Somado ao sedentarismo, muitas famílias lutaram para obter alimentos nutritivos devido ao fato de estarem desempregadas, tendo capacidade restrita de comprar alimentos. Além disso, as crianças que recebiam refeições gratuitas e reduzidas na escola agora estavam em casa e, consequentemente, não tiveram acesso à nutrição necessária.

Os padrões normais de acesso e ingestão de alimentos foram afetados negativamente, provavelmente resultando em menos indivíduos relatando comer o número recomendado de porções de frutas e verduras, por exemplo.

Assim, menos atividade física, dietas pobres e aumento do estresse são fatores de risco conhecidos para ganho de peso.

Por isso pode haver um aumento da porcentagem de pessoas com sobrepeso e obesidade como consequência da pandemia. O aumento da obesidade deve ocorrer tanto em crianças quanto em adultos, uma vez que as crianças deixaram de frequentar a escola, faltando assim às aulas de atividade física e aos programas esportivos.

Em vez disso, eles passaram mais horas sedentárias olhando para telas para estudar e até brincar com videogames/computadores/tablets.

De acordo com um estudo internacional publicado (2021) na Frontiers in Psychology intitulado em "AA Cross-Cultural Exploratory Study of Health Behaviors and Wellbeing During COVID-19", pessoas em todo o mundo relataram mudanças em seus níveis de atividade física, bem-estar e hábitos alimentares durante os primeiros estágios da pandemia.

Uma diminuição na atividade física durante a pandemia foi associada a uma pior percepção da saúde física e mental. A redução do exercício também foi associada a percepções de ganho de peso e diminuição do sono. O aumento da atividade física foi associado a uma melhor saúde física, conforme avaliado na semana anterior, juntamente com o aumento do bem-estar e do sono.

Em contraste, a redução da atividade física foi relacionada à pior saúde mental, representada por mais problemas pessoais e emocionais, e um aumento significativo na alimentação e no peso.

Um outro artigo publicado em 2020 por Brand et al intitulado em "When Pandemic Hits: Exercise Frequency and Subjective Well-Being During COVID-19 Pandemic" realizou uma pesquisa online transversal com 13.696 entrevistados em 18 países. Foi verificada a frequência de exercícios antes e o quanto, durante a pandemia, influenciaria o humor.

  • No que diz respeito ao bem-estar subjetivo, os dados mostram que aqueles que se exercitaram quase todos os dias durante a pandemia tiveram o melhor humor, independentemente de terem ou não feito exercícios pré-pandêmicos.
  • Aqueles que eram pré-pandêmicos inativos e aumentaram ligeiramente sua frequência de exercícios durante a pandemia, não relataram nenhuma mudança no humor em comparação com aqueles que permaneceram inativos durante a pandemia.
  • Aqueles que reduziram a frequência de exercícios durante a pandemia relataram piora do humor em comparação com aqueles que mantiveram ou aumentaram a frequência de exercícios pré-pandêmicos.

Este estudo sugere que em condições de bloqueio semelhantes, cerca de dois terços daqueles que nunca ou raramente se exercitam antes de um bloqueio podem adotar um comportamento de exercício ou aumentar sua frequência de exercício. No entanto, tais mudanças nem sempre resultam imediatamente em melhora do bem-estar subjetivo.

Esses resultados podem informar políticas nacionais, bem como pesquisas sobre comportamento de saúde e psicologia do exercício sobre a importância da promoção de exercícios e previsão de mudanças no comportamento de exercícios durante futuras pandemias.

Referências:

- ACSM. American Fitness Index. Impact of the COVID-19 Pandemic on the Fitness Index Indicators. 2021.

- Ruiz, M. C., et al. (2021) A Cross-Cultural Exploratory Study of Health Behaviors and Wellbeing During COVID-19. Frontiers in Psychology. doi.org/10.3389/fpsyg.2020.608216.

- Brand R, Timme S, Nosrat S. When Pandemic Hits: Exercise Frequency and Subjective Well-Being During COVID-19 Pandemic. Front Psychol. 2020 Sep 24;11:570567. doi: 10.3389/fpsyg.2020.570567. PMID: 33071902; PMCID: PMC7541696.

- Gloster AT, Lamnisos D, Lubenko J et al. Impact of COVID-19 pandemic on mental health: An international study. PLoS One. 2020 Dec 31;15(12):e0244809. doi: 10.1371/journal.pone.0244809. PMID: 33382859; PMCID: PMC7774914.

- Panchal N et al. The Implications of COVID-19 for Mental Health and Substance Use. KFF. 2021.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL