Topo

Larissa Cassiano

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Diafragma, método contraceptivo, está voltando; entenda como funciona

iStock
Imagem: iStock

Colunista do UOL

17/08/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Ele está voltando! Depois de um longo período de espera, já tem uma empresa se organizando para que, em breve, o diafragma possa ser comercializado no Brasil.

O diafragma é um método contraceptivo não hormonal que funciona como uma barreira física ao esperma no canal cervical em associação com espermicida. Ele cobre parte da parede vaginal e o colo uterino. O uso em conjunto favorece a manutenção da acidez vaginal e dificulta a neutralização do pH vaginal pelo muco cervical, levando a um ambiente desfavorável para os espermatozoides, ou seja, não é considerado um método abortivo e não possui hormônios.

O novo modelo, que deve chegar em breve ao mercado, difere, pois possui um único tamanho, mas um material mais maleável e suporte que irá facilitar a remoção.

A taxa falha é de 6% a 21% de gestações em 100 mulheres no primeiro ano de uso. Estas taxas variam em função do uso correto.

Para que a proteção ocorra adequadamente, é necessário que o diafragma seja inserido corretamente momentos antes da relação e a remoção não deve ocorrer antes de 6 horas da relação, podendo permanecer até 24 horas depois.

Benefícios do diafragma

- Não possui hormônios
- Não afeta a libido
- Fácil de ser inserido e retirado
- Reutilizável por até 2 anos

Antes de iniciar o uso do diafragma é aconselhável realizar uma consulta com ginecologista para avaliação do colo do útero e canal vaginal. No momento do uso é ideal fazer xixi e higienizar bem as mãos e o diafragma. Aí, deve-se aplicar o gel espermicida e reaplicar a cada duas horas sem retirá-lo.

Em alguns locais do mundo as pessoas utilizam-no como método diário, permanecendo por alguns períodos e realizando a retirada para higienização uma vez por dia com aplicação do espermicida antes do ato sexual.

A comercialização do diafragma, depois de um longo período de ausência, é uma possibilidade de pensar em outras formas contraceptivas sem hormônios de curta duração e fácil acesso, junto ao grupo do DIU, preservativos e métodos comportamentais. Que ele chegue logo!

Gostou deste texto? Dúvidas, comentários, críticas e sugestões podem ser enviadas para: dralarissacassiano@uol.com.br e veja mais no meu Instagram @dralarissacassiano.

Referências:

Kalckmann, Suzana et al. O diafragma como método contraceptivo: a experiência de usuárias de serviços públicos de saúde. Cadernos de Saúde Pública [online]. 1997, v. 13, n. 4.

Finotti, Marta Manual de anticoncepção / Marta Finotti. — São Paulo: Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), 2015.