Topo
OPINIÃO

É possível estar grávida, continuar menstruando e não ter sintomas? Entenda

Imagem: iStock
só para assinantes
Larissa Cassiano

Colunista do UOL

29/06/2022 04h00

É possível estar grávida e só descobrir no momento do parto? É possível estar grávida e não ter sintomas? Continuar menstruando durante a gestação?

Menstruação, não é possível, mas pode ocorrer um sangramento que confunda as pessoas, mas não é possível considerar como menstruação, pois o sangramento da menstruação ocorre pela saída da camada interna do útero durante o ciclo ovulatório.

Para quem tem ciclos curtos ou irregulares é possível que o sangramento de implantação do embrião no início da gestação traga uma certa confusão e, dependendo da localização da placenta, por exemplo, outros pequenos sangramentos continuem ocorrendo na gestação, porém eles não costumam ter a mesma quantidade e duração como a menstruação.

Outra causa de sangramento no início da gestação pode ser o desenvolvimento anormal das membranas que evoluem para a formação da placenta, alterações nessa área podem acarretar em hemorragias no início da gravidez.

Dentre os sintomas iniciais da gestação é possível observar atraso menstrual, cansaço, dor na mama, aumento nas idas ao banheiro, náuseas, vômitos, tontura, salivação excessiva, mudança de apetite, sonolência, aumento do volume das mamas, aumento na sensibilidade dos mamilos e, depois de 18 a 20 semanas, é possível começar a perceber movimentos do feto.

A intensidade e presença desses sintomas iniciais é totalmente variável, algumas pessoas não terão nenhum deles, sem que isso signifique que algo está errado, podendo permitir que algumas pessoas não façam o diagnóstico da gestação logo no início.

E para quem está em dúvida, como opção para diagnóstico da gestação, é possível realizar teste de beta HCG no sangue: positivo entre 8 a 11 dias após a concepção; teste de beta HCG na urina: depende do nível de hormônio necessário que costuma variar a cada teste, mas entre os mais comuns, é possível diagnosticar a gravidez com 5 dias de atraso menstrual.

E na ultrassonografia, inicialmente o saco gestacional pode ser visualizado por exame transvaginal com 4 a 5 semanas de gestação, depois com 6 semanas gestacionais é possível ver o embrião e, em seguida, ouvir os batimentos dele, confirmando assim a gestação e sua evolução.

Mas é possível engravidar e não ter sintomas ou não notar que a gestação está ocorrendo? Sim, porém não é algo comum, mas que faz sentido quando compreendemos que gestação não é uma doença e algumas mudanças no início da gestação podem ser tão sutis a ponto de não causarem incomodo.

Conhecer bem o ciclo menstrual, ter informações sobre ele anotadas é benéfico em todas as fases da vida, pois essa observação é uma das questões que fazem diferença em momentos de dúvida.

Gostou deste texto? Dúvidas, comentários, críticas e sugestões podem ser enviadas para: dralarissacassiano@uol.com.br e veja mais no meu Instagram @dralarissacassiano.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

É possível estar grávida, continuar menstruando e não ter sintomas? Entenda - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL