PUBLICIDADE

Topo

Larissa Cassiano

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Existe contraindicação para o uso do coletor menstrual junto com DIU?

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto
só para assinantes
Larissa Cassiano

Larissa Cassiano é médica ginecologista e obstetra, especializada em gestação de alto risco pela USP (Universidade de São Paulo). Fez residência médica na Maternidade de Vila Nova Cachoeirinha (SP), uma das maiores do Brasil, referência em parto humanizado no SUS e em gestação de alto risco.

Colunista do UOL

08/06/2022 04h00

O DIU (dispositivo intrauterino) é um método contraceptivo de longa duração inserido no útero. A função vai depender do modelo escolhido. É um método seguro e eficaz, pode ser inserido no consultório, centro cirúrgico (sob sedação) e imediatamente após o parto vaginal ou cesariana sem a necessidade de controle, ou uso diário, se comparado com as pílulas.

Além disso, o modelo não hormonal, de cobre ou prata com cobre, está entre os métodos contraceptivos sem hormônio de maior segurança; já os hormonais também são seguros, com uma dose hormonal menor que os anticoncepcionais orais. Todos esses benefícios possibilitam um aumento cada vez mais significativo das usuárias de DIU.

Assim como o DIU tem ganho mais adeptas, por fazer parte de um movimento que tem pensado de forma diferente sobre o corpo, uso de medicações e sustentabilidade, o coletor menstrual está se transformando em um item de higiene menstrual para muitas pessoas. Atualmente encontramos uma grande variedade de coletores.

Mas juntar os dois, pode? Existe alguma contraindicação para o uso do coletor com o DIU?

Não existem contraindicações para o uso do coletor menstrual em quem utiliza o DIU, porém algumas usuárias relatam a expulsão do DIU. Não se sabe o motivo exato pelo qual isso acontece, mas as possibilidades são de que o vácuo criado no momento da retirada possa facilitar essa expulsão.

Até o momento, trabalhos que cruzem o uso do DIU e coletor menstrual são escassos. O primeiro trabalho científico sobre DIU e coletor menstrual avaliou a possibilidade de expulsão nas primeiras semanas após a inserção, neste caso não houve uma porcentagem maior de alterações para quem utiliza os dois métodos.

Entretanto, em 2019 surgiu um novo trabalho realizado por pesquisa online com o questionamento às usuárias do DIU e coletor, e com dados de que o risco de expulsão é 2,75 vezes maior.

Outro estudo observou 3 vezes mais risco de expulsão do DIU após 2 anos do uso. O comparativo mostrou que quem utiliza coletor menstrual teve uma taxa de expulsão de 17,3% e quem não utiliza de 5,2% e concluiu que o uso concomitante de copo menstrual pode aumentar o risco de expulsão do DIU, com isso sugeriu que mais pesquisas são necessárias para compreender completamente a relação entre o uso de produtos de higiene menstrual e as expulsões de DIU.

Algumas alternativas para reduzir a possibilidade de expulsão do DIU:

  • Treinar o uso do coletor antes da inserção do DIU;
  • Retirar o coletor com cuidado para evitar que a pressão na retirada seja intensa;
  • Pensar na possibilidade de utilizar o disco menstrual, como a maioria deles não cria vácuo ou tem um vácuo menor, talvez a possibilidade de expulsão também seja menor;
  • Criar o hábito de tocar o fio do DIU, de preferência a cada retirada do coletor para observar qualquer possível alteração;
  • Manter consultas frequentes para avaliar a posição do fio do DIU, conforme orientação do profissional que o inseriu;
  • Para os profissionais que inserem o DIU, discutir com a pessoa a possibilidade de cortar o fio do DIU mais curto pode ser uma alternativa, sabendo que essa possibilidade pode posteriormente dificultar a retirada;
  • Quem insere o DIU no pós-parto imediato deve ter uma atenção redobrada inicialmente, pois muitas vezes, após o parto, o útero retorna ao seu tamanho pré-gestacional e o fio pode ficar mais longo.

Gostou deste texto? Dúvidas, comentários, críticas e sugestões podem ser enviadas para: dralarissacassiano@uol.com.br e veja mais no meu Instagram @dralarissacassiano.

Referências:

Schnyer AN, Jensen JT, Edelman A, Han L. Do menstrual cups increase risk of IUD expulsion? A survey of self-reported IUD and menstrual hygiene product use in the United States. Eur J Contracept Reprod Health Care. 2019 Oct;24(5):368-372. doi: 10.1080/13625187.2019.1643836. Epub 2019 Jul 23. PMID: 31335218.

Wiebe ER, Trouton KJ. Does using tampons or menstrual cups increase early IUD expulsion rates? Contraception. 2012 Aug;86(2):119-21. doi: 10.1016/j.contraception.2011.12.002. Epub 2012 Mar 28. PMID: 22464406.