Topo

Larissa Cassiano

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Existe contraindicação para o uso do coletor menstrual junto com DIU?

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Colunista do UOL

08/06/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O DIU (dispositivo intrauterino) é um método contraceptivo de longa duração inserido no útero. A função vai depender do modelo escolhido. É um método seguro e eficaz, pode ser inserido no consultório, centro cirúrgico (sob sedação) e imediatamente após o parto vaginal ou cesariana sem a necessidade de controle, ou uso diário, se comparado com as pílulas.

Além disso, o modelo não hormonal, de cobre ou prata com cobre, está entre os métodos contraceptivos sem hormônio de maior segurança; já os hormonais também são seguros, com uma dose hormonal menor que os anticoncepcionais orais. Todos esses benefícios possibilitam um aumento cada vez mais significativo das usuárias de DIU.

Assim como o DIU tem ganho mais adeptas, por fazer parte de um movimento que tem pensado de forma diferente sobre o corpo, uso de medicações e sustentabilidade, o coletor menstrual está se transformando em um item de higiene menstrual para muitas pessoas. Atualmente encontramos uma grande variedade de coletores.

Mas juntar os dois, pode? Existe alguma contraindicação para o uso do coletor com o DIU?

Não existem contraindicações para o uso do coletor menstrual em quem utiliza o DIU, porém algumas usuárias relatam a expulsão do DIU. Não se sabe o motivo exato pelo qual isso acontece, mas as possibilidades são de que o vácuo criado no momento da retirada possa facilitar essa expulsão.

Até o momento, trabalhos que cruzem o uso do DIU e coletor menstrual são escassos. O primeiro trabalho científico sobre DIU e coletor menstrual avaliou a possibilidade de expulsão nas primeiras semanas após a inserção, neste caso não houve uma porcentagem maior de alterações para quem utiliza os dois métodos.

Entretanto, em 2019 surgiu um novo trabalho realizado por pesquisa online com o questionamento às usuárias do DIU e coletor, e com dados de que o risco de expulsão é 2,75 vezes maior.

Outro estudo observou 3 vezes mais risco de expulsão do DIU após 2 anos do uso. O comparativo mostrou que quem utiliza coletor menstrual teve uma taxa de expulsão de 17,3% e quem não utiliza de 5,2% e concluiu que o uso concomitante de copo menstrual pode aumentar o risco de expulsão do DIU, com isso sugeriu que mais pesquisas são necessárias para compreender completamente a relação entre o uso de produtos de higiene menstrual e as expulsões de DIU.

Algumas alternativas para reduzir a possibilidade de expulsão do DIU:

  • Treinar o uso do coletor antes da inserção do DIU;
  • Retirar o coletor com cuidado para evitar que a pressão na retirada seja intensa;
  • Pensar na possibilidade de utilizar o disco menstrual, como a maioria deles não cria vácuo ou tem um vácuo menor, talvez a possibilidade de expulsão também seja menor;
  • Criar o hábito de tocar o fio do DIU, de preferência a cada retirada do coletor para observar qualquer possível alteração;
  • Manter consultas frequentes para avaliar a posição do fio do DIU, conforme orientação do profissional que o inseriu;
  • Para os profissionais que inserem o DIU, discutir com a pessoa a possibilidade de cortar o fio do DIU mais curto pode ser uma alternativa, sabendo que essa possibilidade pode posteriormente dificultar a retirada;
  • Quem insere o DIU no pós-parto imediato deve ter uma atenção redobrada inicialmente, pois muitas vezes, após o parto, o útero retorna ao seu tamanho pré-gestacional e o fio pode ficar mais longo.

Gostou deste texto? Dúvidas, comentários, críticas e sugestões podem ser enviadas para: dralarissacassiano@uol.com.br e veja mais no meu Instagram @dralarissacassiano.

Referências:

Schnyer AN, Jensen JT, Edelman A, Han L. Do menstrual cups increase risk of IUD expulsion? A survey of self-reported IUD and menstrual hygiene product use in the United States. Eur J Contracept Reprod Health Care. 2019 Oct;24(5):368-372. doi: 10.1080/13625187.2019.1643836. Epub 2019 Jul 23. PMID: 31335218.

Wiebe ER, Trouton KJ. Does using tampons or menstrual cups increase early IUD expulsion rates? Contraception. 2012 Aug;86(2):119-21. doi: 10.1016/j.contraception.2011.12.002. Epub 2012 Mar 28. PMID: 22464406.