Taise Spolti

Taise Spolti

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Está difícil mudar hábitos? Estas 4 dicas vão ajudar você

A mudança de hábitos é um processo de transição que pode ser mais fácil para uns, mas nem tanto para outros.

Para conseguir, é importante ter em mente que o processo vai muito além de começar a comer coisas saudáveis. Ele exige mudanças na rotina, planejamento, organização e dedicação, o que pode ser uma grande batalha no início.

Certamente é muito mais fácil seguir uma alimentação rica em ultraprocessados, com produtos de fácil preparo, do que manter uma alimentação saudável, que necessita que você vá à feira e dedique um tempo para higienizar os alimentos, cortá-los e cozinhá-los. Mas fazer o mais difícil vale a pena. A seguir, dou algumas dicas que vão ajudar você a conseguir adotar novos hábitos.

Esteja de cabeça aberta: deixe conceitos e crenças de lado

Uma das principais dificuldades da mudança de hábitos é justamente enfrentar o embate contra si mesmo, ou seja, quebrar regras, achismos, crenças e estar aberto a mudanças sem julgamentos. Isso é muito comum em pessoas que estão há anos sempre começando uma nova dieta, mas sempre levando em consideração a restrição —por exemplo, o medo de comer carboidratos, frutas, arroz e feijão, na triste ideia de que o carboidrato presente ali irá engordar, fazendo a troca por um produto industrializado de baixa caloria, mas com teor de nutrientes muito inferior.

Esse comportamento é mais desafiador pelo ponto de vista do nutricionista, afinal, nós temos que orientar o paciente a quebrar essas ideias, que podem estar adoecendo-o sem que perceba.

Alguns pacientes que nunca fizeram dieta também chegam com alguns conceitos sobre dieta saudável, como o medo de passar fome ou de gastar muito com "superalimentos". Ou o receio de não gostar dos alimentos, sem nem mesmo ter experimentado...

Esteja pronto para organizar os seus dias!

Acordar atrasado, começar o dia correndo, passar o dia fazendo as coisas rapidamente, sempre sentado atrás da maquina... Essa correria é típica de quem não tem um certo plano de organização de suas horas diárias. E não estou colocando regras de coach aqui, não, pois no dia a dia só quem sabe de seus dilemas é a própria pessoa.

Continua após a publicidade

Organizar sua rotina, programar alarmes no celular para se lembrar de caminhar ou beber água, cozinhar no domingo as refeições da semana e ficar menos tempo no celular vai ajudar a botar ordem nessa vida e ser mais saudável.

Busque novos sabores

Para não jogar comida fora, compre pequenas quantidades de alimentos que antes você não tinha o hábito de consumir, prepare algo diferente (use as receitas que eu escrevo aqui há anos!), experimente novas texturas e aposte em temperos naturais e frescos. É incrível como gotas de limão e um pouco de cheiro verde fresco transformam os pratos.

Procure experimentar coisas novas todos os dias. Assim, você treina seu comportamento e seu paladar para que os alimentos naturais se tornem mais gostosos e prazerosos.

Invista nos vegetais

Se você tem medo de sentir fome ao começar a mudar sua alimentação, prepare-se para comprar e preparar uma grande diversidade de vegetais.

Continua após a publicidade

Moramos em um país de alta riqueza em alimentos naturais, de diversos biomas, com nutrientes altíssimos para que você reforce o que já conhecemos: "que o alimento seja o seu remédio".

Os vegetais oferecem baixas calorias e um teor alto de fibras, dão volume ao seu prato, saciedade e, ao consumi-los, dificilmente você irá sentir fome.

Errata:

o conteúdo foi alterado

  • Diferentemente do que dizia o título do texto, são 4 dias, e não 5. A informação foi ajustada.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes