Topo

Taise Spolti

Sopa creme de cogumelo tem minerais, ajuda na digestão e traz saciedade

iStock
Imagem: iStock

Colunista do UOL

11/05/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Os cogumelos são alimentos ricos em ácido fólico, fósforo e zinco. Sempre foram muito indicados como substitutos da carne em dietas vegetarianas e veganas, mas infelizmente essa indicação não é verdadeira no quesito proteína. Porém, no que diz respeito a minerais, o cogumelo é um grande aliado do nosso organismo.

Consumir cogumelos em maiores quantidades auxilia o trânsito intestinal, melhora a saciedade, e ele é um superaliado nas dietas mais restritivas.

Ingredientes:

250 g de cogumelo Portobello

1 unidade pequena de cebola branca

1 dente de alho

100 g de inhame (1/2 unidade média)

400 ml de leite de coco integral

1/2 xícara (chá) de salsinha fresca picada ou cebolinha picada

Modo de preparo:

  1. Cozinhe o inhame limpo até ficar em ponto mole (espete com um garfo, quando ele se desmanchar facilmente, está pronto). Bata o inhame com 200 ml de água e reserve.
  2. Em uma panela, prepare o fundo do caldo. Refogue a cebola e o alho no azeite e, quando estiverem dourados, adicione os cogumelos picados e deixe cozinhar até soltarem bastante água e ficarem bem amolecidos. Baixe o fogo, acrescente o creme de inhame e o leite de coco, tempere com sal, pimenta a gosto e deixe cozinhar por 10 minutos.
  3. Leve a mistura ao liquidificador e processe com cuidado até formar um creme liso. Atenção: para evitar acidentes, ao ligar o liquidificador, abra a tampinha do meio para deixar o vapor sair, caso contrário, formará pressão e você poderá se machucar.
  4. Sirva o creme com a salsinha ou cebolinha picada por cima.