Topo

Taise Spolti

Sinais de que você não precisa de dieta, mas de nutrição comportamental

Getty Images
Imagem: Getty Images

Colunista do UOL

10/07/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Quantas vezes ao longo dos anos você se imaginou diferente em aspecto físico, seja mais magro, mais alto, com mais quadril, menos quadril, braços mais fortes... Independente do desejo ou vontade de cada um, que são idealizações individuais, quase todo mundo que conhecemos, e até nós mesmos em algum momento da vida, nos pegamos querendo ser diferentes em algum aspecto.

Mudanças no estilo, na roupa, no cabelo, na unha, na barba, tatuagens, piercings, dentre tantas outras coisas que podemos alterar em nosso físico, são alguns exemplos do que podemos realizar conforme a nossa percepção naquele momento em que desejamos.

Essa mudança, ou melhor, o desejo de mudança, vem através das percepções do ambiente, cultura e de como absorvemos as informações do mundo ao nosso redor, além disso, são perspectivas e modos de mostrar e nos relacionarmos com esse mundo, é a nossa identidade, é a mensagem que enviamos.

Dentro desse relacionamento entre o 'mundo' e o 'eu', recebemos mensagens que podem moldar nosso pensamento, nosso desejo, nosso modo de ver e perceber as coisas, e aqui entra o conhecido 'padrão de beleza'.

Esse termo vem sendo bastante usado e discutido, já que estamos vivenciando um momento da nossa evolução como sociedade, onde nos sentimos cada vez mais livres e empoderados a sermos quem desejamos ser, independente de padrão de beleza, independente de peso, e independente de qualquer padrão.

Nós, como profissionais da saúde, não podemos negligenciar o problema que a obesidade nos traz, como indivíduos, e como sociedade, já que as maiores causas de mortes mundiais são relacionadas a DCNT - ou seja, Doenças Cronicas Não Transmissíveis - como doença isquêmica, infarto, AVC, diabetes e doenças renais, principalmente relacionadas a hábitos de vida (sedentarismo, alimentação e adições).

Porém o outro lado da moeda é também preocupante, o extremo oposto, em que comportamentos disfuncionais se tornam presentes naquele indivíduo e até em um grupo de indivíduos. Neste ultimo caso, podemos dizer que na internet é o que acaba acontecendo, principalmente pelos grupos de emagrecimento, reforçados pelas pessoas mais influentes que se tornam líderes naquele segmento, ou naquele movimento.

Comportamento disfuncional é aquele comportamento fora da realidade, ou seja, uma distorção do que é de fato verdadeiro, em que o indivíduo (ou então o grupo onde se encaixa) acredita fielmente naquela verdade, naquela única realidade, e isso acaba por interferir totalmente todas as outras áreas de sua vida.

Quer um exemplo simplório? Aquela amiga que achamos linda, mas vive dizendo que está acima do peso, ou magra demais, ou com pouco bumbum, e que, independente do que faça, em qual idade se encontre ou momento de sua vida, está sempre realizando tratamentos estéticos ou investindo em condutas para que possa se olhar no espelho um dia e se achar bonita.

Essa pessoa nunca se acha bonita, nunca está satisfeita, sempre está com defeitos escancarados em sua postura e autocritica.

Outro exemplo: uma pessoa líder (influenciadora digital) que tem esse comportamento citado acima, levando milhares de mulheres durante anos e anos para o caminho da não aceitação, acarretando em pessoas de diversas idades enfrentando frustrações diárias onde não conseguem aplicar tudo que lhes é dito para fazer, e então, não conseguem se aceitar, se amar ou se enxergar com bons olhos, com olhos de quem se acha suficiente do jeito que é.

Uma visão disfuncional é um problema, um comportamento disfuncional se torna um grande problema ao longo dos anos, e é aqui que quero chegar: a solução para se 'encaixar' não é ir ao nutricionista e iniciar um tratamento dietético, mais uma dieta, mais um suplemento ou mais uma fase de ajustes corporais para, talvez um dia, encontrar felicidade através do peso na balança ou da roupa para um evento que antes não cabia.

O tratamento nutricional comportamental, ou melhor, voltado para o comportamento do indivíduo em quebrar essas barreiras impregnadas que lhe dizem que peso é um importante termômetro da beleza.

Quais são os sinais de que está na hora de procurar um nutricionista que atue com comportamento alimentar?

'Não sou feliz com meu corpo.'

'Não consigo seguir dieta, ou eu faço tudo direitinho, ou não faço nada.'

'Preciso entrar no vestido 36 para o casamento.'

'Não quero sair com meus amigos, se eu sair, eles vão beber e eu não sei dizer não.'

'Evito me olhar no espelho, acho horrível o que vejo.'

'Depois que ganhei peso nunca mais consegui me cuidar ou aceitar quem sou' (atenção: não necessariamente ganhar peso, o comportamento disfuncional está presente na magreza, na luta por adquirir um peso a mais por não se achar 'bonito' em um corpo magro demais).

'Se eu não tiver aquele corpo, ninguém vai confiar na minha habilidade como chefe.'

'Eu até consigo começar o dia bem, comer bonitinho, mas do final da tarde em diante é ladeira abaixo, quero só comer, e tenho preferência por doces ou comidas mais pesadas.'

'Mas se a fulana conseguiu e disse que é bom pra ela, eu posso também.'

Os exemplos podem ser inúmeros, você com certeza já se pegou dizendo ou pensando em coisas parecidas em algum momento da sua vida.

A nutrição voltada ao tratamento do comportamento nem sempre vai incluir dieta, ou planejamento nutricional, mas vai lhe orientar quanto a mudanças dessa visão irreal do que você acha necessário para ser feliz, ou então do relacionamento com a sua alimentação e seus hábitos. Quando não gostamos do que vemos, não precisamos mudar aquilo, mas talvez mudar o jeito que olhamos para aquilo.